Sabe o que faz o modo Bridge no seu router Wi-Fi?

A maioria dos routers tem uma função chamada Modo Bridge. Embora pareça algo muito complexo, a verdade é que o conceito é bastante simples. O modo Bridge desliga as capacidades de encaminhamento de um router, permitindo-lhe agir como uma “ponte” de rede (daí o nome). Em termos mais simples, o modo Bridge permite que dois routers trabalhem em conjunto como uma única rede sem entrarem em conflito. Normalmente, quando liga vários routers, cada um tenta gerir a rede separadamente. Esta função acaba com isso.

Sabe o que faz o modo Bridge no seu router Wi-Fi?

O modo Bridge resolve isso fazendo com que um router assuma a liderança enquanto o outro simplesmente estende a cobertura.

Quando é que precisa dele?

Não precisa de ativar o modo bridge só porque está lá nas definições do seu router, mas na configuração certa, faz toda a diferença. Uma das principais vantagens é a expansão da cobertura Wi-Fi. Muitas vezes, um único router não é suficiente para cobrir toda a sua casa ou escritório com um sinal forte e fiável. Em vez de lidar com frustrantes zonas mortas o modo bridge permite-lhe ligar outro router para uma cobertura alargada e sem falhas. Acabaram-se as interrupções de Wi-Fi só porque foi até à cozinha.

Ligar e desligar o router Wi-Fi, utilizar Wi-Fi num Airbnb

Outra grande vantagem é resolver problemas de NAT duplo. Sempre que tiver mais do que um router na sua configuração de rede, irá deparar-se com um problema chamado NAT (Network Address Translation) duplo. Basicamente, isto significa que ambos os routers estão a funcionar como gateways de rede e a tentar gerir o tráfego, o que leva a problemas com jogos, chamadas de vídeo e VPNs. O modo bridge resolve esse conflito.

Por último, o modo bridge pode ajudar a resolver conflitos numa rede mesh. Os sistemas Wi-Fi em mesh utilizam vários dispositivos interligados (ou nós) para criar uma rede unificada transferindo automaticamente a sua ligação para o sinal mais forte à medida que se desloca. O modo Bridge permite-lhe manter o sistema mesh no comando e integrar o router extra sem problemas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...