MLS: há um novo protocolo a chegar às mensagens da Google!

O Rich Communication Services, ou RCS, é um protocolo de mensagens concebido para substituir os antiquados SMS e MMS. Permite a comunicação encriptada entre dispositivos e oferece outras vantagens, como recibos de leitura, mensagens multimédia e indicadores de digitação. O RCS tornou-se a principal plataforma de mensagens de texto do Android em 2019, e a Apple adicionou recentemente suporte para ele com o iOS 18. Agora as coisas vão mudar e ficar ainda melhores graças a um novo protocolo que vai chegar às mensagens da Google.

Há um novo protocolo a chegar às mensagens da Google!

O RCS exige que ambos os lados da comunicação estejam na mesma plataforma para garantir o envio de mensagens encriptadas ponta a ponta. Para resolver este problema, a Google anunciou o suporte para o Messaging Layer Security (MLS) no ano passado, de modo a trazer a encriptação de ponta a ponta entre plataformas para os dispositivos Android. O MLS é um protocolo melhorado desenvolvido pela Internet Engineering Task Force (IETF). Garante que a comunicação entre aplicações e plataformas é encriptada em conversas individuais e em grupo.

Entretanto, agora, o caçador de códigos Assemble Debug mergulhou na aplicação Google Messages e descobriu strings e flags relacionados com o Messaging Layer Security (MLS). Isto sugerindo a sua iminente adição à aplicação (via Android Authority). Esta função ainda está em desenvolvimento e ainda não se sabe como ele será integrado no Google Mensagens.

Para além disso, as linhas aludem à intenção da Google de tornar a MLS a camada de segurança predefinida para as mensagens.

Assim este é um passo vital para aumentar a privacidade do utilizador e manter as suas conversas encriptadas. Ao tornar a MLS a predefinição, a Google está a melhorar a privacidade dos utilizadores. Também está a torná-los mais conscientes e informados sobre os potenciais riscos de não ter a MLS como camada de segurança predefinida.

Entretanto a adoção da MLS pela Google também está alinhada com a adesão da empresa às regras de interoperabilidade da UE. As regras de interoperabilidade da UE exigem que as plataformas de mensagens permitam que os utilizadores troquem livremente dados e abram as suas portas a serviços de mensagens de terceiros. No ano passado, a Google solicitou à UE que submetesse o iMessage da Apple às regras de interoperabilidade.

Embora a Apple tenha adicionado relutantemente o suporte para RCS no iOS, a implementação da encriptação de ponta a ponta entre plataformas pode finalmente beneficiar os utilizadores, independentemente da sua aplicação de mensagens e sistema operativo. O serviço de mensagens RCS foi um grande passo em frente em relação ao SMS. Isto acrescentando a encriptação de ponta a ponta à experiência normal de mensagens do utilizador. Com o potencial da segurança da camada de mensagens (MLS) para aumentar a privacidade do utilizador, pode trazer mais tranquilidade às suas mensagens diárias, fazendo com que se sintam mais seguros e tranquilos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também