MIUI: veja se o seu smartphone Xiaomi está a ser espiado!

Com a quantidade de ameaças que circulam na Internet e também com tantos utilizadores mal intencionados que há é muito complicado descobrirmos quando estamos em risco. De facto, estudos recentes já demonstraram que a maioria das pessoas que estavam a ser espiadas nem sequer desconfiavam de nada. Isto apesar de terem aplicações estranhadas instaladas no smartphone. Felizmente quem tem um smartphone Xiaomi e a interface MIUI consegue saber de uma forma muito simples se está a ser espiado.

MIUI: veja se o seu smartphone Xiaomi está a ser espiado!

Não há como contornar isto. Por mais cuidados que tenhamos é muito complicado escaparmos as todas as ameaças que estão presentes na Internet. Algumas estão tão bem feitas que sem darmos conta lá acabamos por instalar uma app que não queríamos e é a partir dessa altura que os problemas começam.

Felizmente que esta situação é fácil de resolver para quem tem um smartphone Xiaomi com interface MIUI.

Dito isto a primeira coisa que temos de fazer é ir às Definições.

MIUI espiado, smartphone Xiaomi espiado

Depois temos de carregar onde diz Privacidade. Na nova janela temos de carregar onde diz Painel de Privacidade.

MIUI espiado, smartphone Xiaomi espiado

No painel de privacidade conseguimos ver rapidamente quem aceder a algumas funções do nosso smartphone. Por exemplo, qual é que acedeu recentemente à localização, à câmara, ao microfone e por aí fora. De facto, este é o melhor método para percebermos se há algo de errado com o nosso smartphone Xiaomi.

Por exemplo se abrirmos a utilização da localização e virmos que lá está apenas a câmara então está tudo bem. No entanto, se virmos nessa lista uma app que não nos lembramos de instalar ou que nem sequer conhecemos então é um grande sinal de alerta.

Nesse caso temos logo de carregar onde diz gerir autorização.

Entretanto o mesmo se passa com o acesso à câmara e os outros.

De facto, recomendamos que verifique esta secção todas as semanas. Deste modo descobrimos se há algo de errado com muita rapidez e nem precisamos de aplicações adicionais.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também