Chegámos ao Halloween e como já é habitual há muitas opções de doces para oferecer aos que gostam de doces ou travessuras. No entanto para algumas pessoas este é um verdadeiro tempo de terror. Isto devido a um componente tão atacado por todos – o açúcar. O açúcar é frequentemente associado a muitas das doenças que as pessoas têm, como a diabetes, a obesidade e a má saúde dentária. No entanto há alguns mitos sobre os doces e sobre o próprio açúcar que estão verdadeiramente errados!
A relação com o cancro
Um mito sobre os doces é que o açúcar alimenta de alguma forma as células cancerígenas. No entanto os especialistas dizem que isto não é correto. O açúcar (formas de glicose) é utilizado por todas as células, não apenas pelas células cancerígenas. Acontece que as células cancerígenas têm um metabolismo defeituoso e podem parecer que consomem mais açúcar, mas, na verdade, são os genes defeituosos dessa célula que estão a causar um metabolismo anormal.
Isso não significa que não haja uma ligação entre a alta ingestão de açúcar e o câncer, no entanto. O excesso de açúcar pode causar obesidade, inflamação e alterações no metabolismo. Estes fatores podem aumentar o risco de vários tipos de cancro. Mas isto não é o açúcar sozinho a fazer estragos. Diz também respeito ao resto da sua dieta. É que a sua dieta geral também pode desempenhar um papel no seu risco de cancro. Uma dieta saudável inclui muitas frutas, legumes, cereais integrais e feijões e reduz os açúcares refinados e as carnes processadas. Isto significa que não precisa necessariamente de cortar completamente no açúcar, especialmente se a sua dieta for relativamente saudável e equilibrada.
Os doces provocam diabetes
A diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina (tipo 1) ou não utiliza corretamente a insulina (tipo 2) para baixar o açúcar no sangue. O risco de diabetes tipo 2 aumenta com a idade, e a maioria dos diagnósticos de diabetes tipo 2 ocorre em pessoas com 45 anos ou mais.
É fácil assumir que o açúcar nos doces pode causar diabetes. No entanto, o açúcar não é necessariamente a causa. Um estudo publicado na revista Diabetes Care analisou a ingestão de açúcar em mulheres com mais de 45 anos e concluiu que o consumo de açúcar não estava associado a um risco acrescido de diabetes de tipo 2. Lee diz que comer em excesso e ganhar peso a longo prazo pode levar à diabetes tipo 2 porque causa uma disfunção no seu metabolismo.
Os doces sem açúcar são melhores para si
Se o seu doce preferido não estiver carregado de açúcar, é provável que tenha algo artificial para o tornar doce, como o aspartame ou a frutose. A Organização Mundial de Saúde afirma que estes adoçantes sem açúcar (NSS) podem aumentar o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade precoce. Embora a maioria dos adoçantes não açucarados tenha zero calorias ou menos calorias do que o açúcar, não ajudam a controlar o peso a longo prazo. Alguns destes rebuçados sem açúcar também causam problemas gastrointestinais.
É preciso lavar os dentes logo após comer um rebuçado
Isto é realmente um mito. Escovar os dentes imediatamente a seguir pode causar mais danos no esmalte do que apenas comer o doce. Esperar 30 minutos depois para escovar é a melhor coisa a fazer. Isso dará à sua saliva a oportunidade de neutralizar todos os ácidos deixados para trás.
Todos os doces são prejudiciais à saúde
Jurar não comer doces pode ajudar a reduzir a quantidade de açúcar adicionado na sua dieta, mas lembre-se que muitos outros tipos de alimentos têm açúcares escondidos que podem destruir a sua saúde metabólica. Pode facilmente ultrapassar o seu limite de açúcar adicionado para o dia se adicionar ketchup ou molho barbecue. Os iogurtes e os cereais de pequeno-almoço podem ser saudáveis, mas muitos deles também estão carregados de açúcar adicionado.
O que acha destes mitos sobre os doces? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!