Agora que os veículos elétricos são cada vez mais populares há muitos mitos incorretos que têm de ser expostos e sobretudo ignorados. É que vários utilizadores, por vezes, levantam muitas questões que na realidade não existem e só servem como argumentos para as pessoas não comprarem veículos elétricos. Mas afinal onde está a verdade?
Atenção: estes mitos dos veículos elétricos estão errados!
Os veículos elétricos levam séculos a carregar
Este é um dos maiores equívocos sobre veículos elétricos que persiste até hoje. Um carro elétrico pode carregar em apenas 30 minutos. Mas também pode demorar mais de 48 horas. O tempo de carregamento de um elétrico é influenciado por vários fatores, sendo o primeiro o modelo. Existem vários modelos mas também diferentes níveis de carregamento. Mais especificamente, Nível 1, Nível 2 e Nível 3.
O primeiro é o mais lento e o último o mais rápido.
Mas de que forma é que estes carregamentos se comparam? A melhor forma é recorrermos a alguns exemplos práticos. Por exemplo, o Tesla Model 3 no nível 1 leva entre 30 a 40 horas a carregar. No nível 2 leva 10 horas. Já no nível 3 leva entre 20 a 40 minutos.
Já o Nissan Leaf no nível 1 leva 20 horas. No Nível 2 leva 10 horas. Por fim no nível 3 são apenas 40 a 60 minutos.
Entretanto o Kia Nero EV leva 60 horas a carregar no nível 1. No nível 2 leva 10 horas. Por fim no nível 3 leva 1 hora.
Como pode ver, o carregador desempenha um papel importante no tempo que um carro elétrico leva a carregar. É claramente mais conveniente usar um carregador super-rápido com uma alta produção de eletricidade. É por esse motivo que é um erro dizermos que todos os veículos elétricos levam uma eternidade a carregar.
Curtas distâncias
Muitos ainda acham que um veículo elétrico só dá para ir de casa para o trabalho e pouco mais. No entanto a verdade é que com uma carga total alguns veículos modernos são capazes de percorrer até 800 km e até mais. Isto é mais do que suficiente para fazer uma longa viagem.
Os veículos elétricos são lentos
As pessoas associam os veículos elétricos a carros lentos. No entanto a verdade é bem diferente. São rápidos e têm uma grande capacidade de aceleração. Os VE podem acelerar mais rapidamente do que os seus congéneres graças ao binário instantâneo produzido pelos motores elétricos.
Não são de confiança
Isto está longe de ser verdade. Os veículos elétricos não requerem mudanças regulares de óleo, como veículos de combustão interna, e os motores elétricos não têm tantas peças móveis como os motores de combustão interna convencionais.
De resto são muito semelhantes a um carro convencional, especialmente em componentes básicos como os travões e a suspensão. Dito isto, a única grande diferença é a bateria.
Esta é uma preocupação muito legítima, especialmente tendo em conta o preço de substituir a bateria de um VE. Mas a probabilidade de uma bateria falhar é a mesma de acontecer um mesmo ao motor de um carro convencional.
As baterias duram pouco
Algumas pessoas pensam que as baterias dos veículos elétricos duram pouco. Mais ou menos uns dois anos. No entanto isto não é verdade e podemos olhar para o exemplo da Tesla.
Logo à partida a Tesla afirma que as suas baterias podem ter uma autonomia entre os 482 mil quilómetros e os 643 mil. Depois disto têm de ser substituídas. No entanto a realidade pode até ser melhor do que esta. Uma investigação feita pela empresa NimbleFins que analisou 557 veículos Tesla conduzidos pela empresa mostrou uma capacidade média de 90% da bateria mesmo depois de 241 mil quilómetros no contador.
Muitas pessoas que necessitam de percorrer distâncias um pouco maiores fazem perto de 60kms por dia e 439 por semana. A este ritmo significa que a bateria poderia durar entre os 21 e os 35 anos. Só nessa altura seria necessária uma substituição. Os hábitos de condução obviamente variam de pessoa para pessoa e têm influência. Por isso isto é apenas uma estimativa. De qualquer modo será sempre bastante tempo.
Mas isto não quer dizer que as baterias durem para sempre. De facto, podem vir com defeito e terem algum problema. Por esse motivo necessitam de ser substituídas. Ainda assim a correr bem, nunca terá de a mudar.
Conhecem mais alguns mitos referentes aos veículos elétricos?
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