Foi ontem que a NVIDIA deu o primeiro grande passo na sua guerra contra o mining! Visto que anunciou uma limitação propositada da performance da nova RTX 3060, o que por sua vez deverá diminuir a performance (hashrate) do GPU em 50%.
Para quê? É simples, para impedir que todo o stock desapareça das prateleiras no dia 25 de Fevereiro, para ir dar vida a máquinas de mining.
Assim, se por ventura pensa que o plano da NVIDIA foi feito em cima do joelho, está muito enganado! Afinal de contas, além de uma nova gama de produtos focados no mining, que aparentemente irá ser baseada num reaproveitamento de GPUs que falharam em se tornar em placas gráficas RTX 30 de pleno direito… Vamos ainda ter limitações robustas via software, que não irão ser implementadas apenas nas drivers.
- Há uma grande razão para comprar o Galaxy S21 em vez do S20!
- (Promoção) Xiaomi Mibro Air: Relógio bonito, competente e barato
(Mining) NVIDIA vai limitar todas as placas gráficas! E não vai ser apenas nas drivers
Portanto, caso tenha estado distraído nas últimas horas, a NVIDIA anunciou a sua nova gama de processadores focados no mining de criptomoedas com o nome de CPM – Crypto Mining Processor. Ou seja, produtos que muito resumidamente são placas gráficas mais simples, com soluções de refrigeração menos robustas, frequências mais baixas, e claro, sem output de imagem.
Assim, além da nova gama de produtos, que como disse em cima, não deverá afetar o stock de placas RTX 30. Por muito provavelmente assentarem no aproveitamento de chips que nunca seriam usados para dar vida a placas como a RTX 3080 ou RTX 3070… Temos ainda uma limitação na performance da nova RTX 3060 através das drivers GeForce. Uma limitação que deverá chegar a outros modelos!
Curiosamente, se pensa que a limitação poderá ser facilmente ultrapassável pelos miners. Segundo Bryan Del Rizzo da NVIDIA, a coisa é bem mais complexa. Ora leia:
“Em suma, a limitação não está apenas nas drivers. Existe também uma verificação segura entre a driver, o GPU da RTX 3060 e ainda a BIOS (firmware), de forma a prevenir a remoção do limitador. Ou seja, a NVIDIA vai ser capaz de capar a performance da placa, mesmo que não atualize as drivers, ou as tente modificar.”
Entretanto, segundo Kopite7Kimi, a NVIDIA também deverá impor esta limitação em todas as novas versões das suas placas gráficas GeForce. Como? Ao introduzir um ID diferente, que irá contar com um algoritmo anti-mining incluído.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!