Caso não saiba, os miners Chineses estão neste momento a mudar as suas ‘farms’ para o Irão, devido à diferença muito significativa de preço na eletricidade. O problema é que a infraestrutura do país não está a aguentar… Afinal de contas, em boa verdade, esta nova loucura do mining é tudo menos normal, e como é óbvio, ter centenas de placas gráficas de última a geração a operar no máximo das suas capacidades, não é a coisa mais saudável para as centrais elétricas de qualquer país.
Mining com placas gráficas já está a causar apagões no Irão
Portanto, como a eletricidade no Irão anda pelos 1.8~2.2 cêntimos por kWh, várias operações de grandes proporções estão agora a passar fonteiras para criar raízes nesta região. Afinal, já sabemos de pelo menos 14 farms massivas a consumir cerca de 300 megawatts de energia elétrica… O que basicamente equivale às necessidades de uma cidade com 100 mil habitantes.
Curiosamente, devido ao preço da eletricidade, parece que o Irão é agora um dos 6 países mais populares no mundo para a prática de mining de criptomoedas através de placas gráficas.
Entretanto, se por ventura anda no mercado à procura de uma placa gráfica, nomeadamente a muito desejada RTX 3080, é provável que vá ficar um bocado irritado com as seguintes fotos…
Em suma, as coisas estão a chegar a um nível muito parecido ao tivemos a oportunidade de ver em 2016 e 2017… Com o potencial de ficarem ainda pior, caso o valor das moedas virtuais não comece a baixar. Afinal de contas, a Bitcoin parece ter estabilizado nos 30 mil euros, o que claro está, deu um novo ‘boost’ a todo o mercado.
Assim, como se não fosse suficiente o mercado de placas gráficas estar nas ruas da amargura… Ainda temos os miners a acabar com todo o stock. Aliás, as coisas estão tão más, que os miners até já começaram a apostar no mining com portáteis.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!