(Mini-Review) Xiaomi Watch 2 Pro: Primeiro relógio a sério!

A Xiaomi não é de todo uma novata no mundo dos relógios inteligentes, aliás, é uma das fabricantes que mais tem apostado neste mercado ao longo dos anos. Porém, quase sempre em alternativas mais amigas da carteira, ou com um sistema proprietário próprio. Sendo exatamente por isso que podemos olhar para o Xiaomi Watch 2 Pro como o primeiro relógio realmente inteligente da gigante Chinesa no mercado Europeu.

Uma proposta muito interessante, porque trás para cima da mesa todo o “know-how” que a marca tem no mundo mobile, juntando ao pacote a velha filosofia de foco no preço, isto sem compromissos à qualidade de construção e funcionalidades chave.

O Xiaomi Watch 2 Pro é uma escolha incrível para quem tem um smartphone Android no bolso, e quer um relógio bonito, poderoso, e capaz de ir para o seu bolso sem lhe arruinar a carteira. Aliás, é o primeiro relógio capaz de bater o pé à Samsung e aos seus Galaxy Watch… FINALMENTE!

(Primeiras Impressões) Xiaomi Watch 2 Pro: O primeiro relógio a sério!

Portanto, de forma muito resumida, estamos a falar de um relógio inteligente Premium (apesar do preço não passar essa mensagem) baseado no SoC Snapdragon W5+ Gen1, um ecrã AMOLOED de 1.43” sensível ao toque, mas também controlado por uma coroa digital, Dual-Band GPS, e claro, o Sistema Operativo Wear OS da Google.

Esta última parte é a mais importante, porque faz com que o relógio se integre de forma perfeita com o Ecossistema Google, o que também transforma este proposta em algo realmente inteligente, e por isso apetecível. Aliás, este relógio atira todos os outros relógios da fabricante para o campo dos “Fitness Trackers” em vez de “Smartwatches”.

Dito tudo isto, apesar do facto de ser um relógio que parece ser (muito) mais caro do que aquilo que é na realidade, é um produto que custa 269.99€, o que não é assim tão… Barato.

Design e Ecrã

O design é sempre uma questão muito subjectiva, o que é bonito para mim, pode ser feio para si. É o que é. Mas, na minha mais honesta opinião, temos aqui um misto de tecnologia com elementos clássicos muito interessantes, onde a coroa digital é a cereja no topo do bolo, por sua complementada por dois botões físicos, todos eles também no lado direito do relógio.

De forma mais concreta, temos aqui um relógio com um design circular em vez de quadrado ou rectangular (cada vez mais normal no mundo dos relógios inteligentes), com um corpo baseado aço preto ou prateado (46mm), onde o mais importante é obviamente o ecrã AMOLED de 1.43” (466*466) capaz de oferecer animações fluídas, muita informação, e também muito brilho.

O que é assim tão importante para ser um “relógio a sério?”

Wear OS 3.5 aparece em grande forma!

As funcionalidades! Este é o relógio mais inteligente de sempre da Xiaomi, porque não só temos muitas funcionalidades base, como também a capacidade de instalar toda e qualquer aplicação através da Google Play Store.

De forma muito resumida, isto significa acesso à Carteira Google para pagamentos sem cartão, Google Maps, Google Assistente, Spotify, WhatsApp, entre muitas outras coisas.

O que o torna ainda mais “sério” é o uso de um dos processadores mais poderosos do mundo dos relógios inteligentes, o Snapdragon W5+ Gen 1 da Qualcomm. Este relógio é uma “besta”, sendo algo que se sente em qualquer toque de botão. É tudo rápido e automático.

Aqui vale a pena dizer que o relógio está disponível em versão Bluetooth, mas também em versão LTE com suporte a cartões eSIM. Por isso, além de todas as potencialidades referidas, pode utilizar este relógio como um substituto ao smartphone quando for treinar, ou simplesmente quiser deixar o “tijolo” em casa.

Notificações aparecem de forma a não ocupar demasiado o ecrã. (Sim, recebi 7 áudios seguidos, não é duplicação de mensagens)

Sensores e Bateria

Ainda não tive a oportunidade de testar o relógio num treino a sério. Mas, segundo a Xiaomi, temos aqui um conjunto de sensores incrível, muito superior a tudo aquilo que a fabricante lançou até aqui.

Isto é importante, porque apesar de todas as capacidades dos relógios da Xiaomi do passado, nunca fui muito fã da monitorização de frequência cardíaca, especialmente em ambientes de treino mais puxados. Ao que tudo indica, isto muda com o Xiaomi Watch 2 Pro. (Porém, este relógio não tem funcionalidade ECG.)

Quanto à bateria, a Xiaomi promete cerca de 65 horas de utilização. Um número difícil de acreditar. Pela minha experiência pessoal, diria 48 horas com uma utilização normal (notificações, monitorização de treino, e ecrã sempre ligado)

Conclusão

Em suma, na minha opinião, temos aqui uma alternativa incrível à gama Galaxy Watch da Samsung, mais concretamente ao Galaxy Watch 5 Pro, e Galaxy Watch 6 Classic. É possível que na gama mais alta a Samsung leve a vantagem, mas… A Samsung é também muito mais cara que a Xiaomi em igualdade de funcionalidades e design.

Podemos também comparar ao Pixel Watch 2 da Google, mas até aí, a Xiaomi parece oferecer mais no aspeto visual, sem compremeter no campo das funcionalidades, tudo isto a um preço mais em conta.

Ou seja, se porventura quer um relógio inteligente, e quer algo realmente bom e bonito, mas não está para gastar 400€ ou mais euros… Olhe para esta oferta da Xiaomi!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também