(Mini-Review) Sony ZV-1F: Câmera ou Smartphone?

(Mini-Review) Sony ZV-1F: Num mundo em que a compra de câmeras dedicadas passou de banal, para algo muito raro, eis que a Sony continua a investir neste mercado mais especializado, apresentando sempre muita qualidade, em várias gamas de preço.

No entanto, a aposta atual tem um foco muito diferente comparativamente ao passado recente, com a gigante Japonesa a tentar ir de encontro aquilo que o mercado realmente quer ou precisa.

Um grande exemplo deste esforço é a Sony ZV-1F! Uma câmera de entrada de gama, mais focada no vlogging. Ou seja, uma câmera mais pensada para os criadores de conteúdo que andam a fazer das suas com o smartphones, mas que talvez prefiram algo um pouco superior, desde que acessível.

Vale a pena apostar na ZV-1F? Ou o smartphone chega perfeitamente?

(Mini-Review) Sony ZV-1F: Câmera ou Smartphone? Eis a questão!

Portanto, a Sony ZV-1F é um produto interessante, ao tentar puxar os consumidores que já cresceram a olhar para o smartphone como a solução para tudo. Como? Ao tentar apresentar um produto acessível, mas com um nível de qualidade próprio da marca.

É um produto de alta qualidade, cheio de funcionalidades, que foi capaz de evoluir com o tempo. Contudo, a verdade é que os smartphones também evoluem ao mesmo ritmo, sendo algo que já está no nosso bolso. Ou seja, que não implica um gasto de dinheiro extra, para um produto que apenas e só faz isto. Vale a pena? Acho que sim!

A Sony ZV-1 foi lançada, e rapidamente se tornou num sucesso! Vamos tentar perceber porquê?

Prós e Contras

Prós

  • Lente de 20mm
  • F/2.0
  • Uso extremamente intuituo
  • Autofoco ocular
  • S&Q 1080p a 120fps
  • Ecrã articulado (LCD)
  • Compacta
  • Leve

Contras

  • Lente fixa sem zoom ótico
  • 4K a 30fps
  • Fraca na fotografia, sem formato RAW

Especificações Técnicas e Funcionalidades

  • Sensor Type 1 (13.2×8.8mm) Exmor RS CMOS
  • Lente fixa de 20mm
  • f/2.0
  • 425 pontos de autofoco (temos autofoco para os olhos)
  • 4K 30FPS
  • 1080p 120FPS (S&Q)
  • Estabilização de imagem ativa
  • Fotografias a 20MP
  • Microfone direcional 3-capsule
  • Vídeo vertical
  • ISO – 120~12800
  • USB-C para carregamento

Uso no Dia-a-Dia

As primeiras impressões são ótimas! O produto grita qualidade assim que lhe tocamos, um feeling que não desaparece ao longo do tempo.

É também uma câmera que sabe para o que serve, sendo extremamente fácil e intuitiva de utilizar. Começar a gravar é extremamente rápido! Sem ser necessário estar muito preocupado com definições extra.

Obviamente que não é tão prática como um iPhone, ou um Galaxy S22, mas também é capaz de oferecer mais opções, e claro, uma qualidade de imagem superior.

É uma câmera que apesar de compacta e leve, tem muita coisa interessante debaixo do capô. Especialmente quando olhamos para o sensor, capaz de resultados incríveis com muita luz, e média luz. Contudo, em cenários mais escuros, apesar de manter alguma qualidade, é notório algum ruído na captura final.

Quanto ao áudio, temos uma microfone 3-capsule capaz de meter no bolso qualquer smartphone do mercado. Os diálogos são mais claros, e o ruído de fundo é quase sempre bem anulado.

Performance

É uma câmera capaz de se adaptar a qualquer circunstância, mas uma boa forma de resumir o produto, é mesmo dizer que começa a brilhar onde o smartphone começa a mostrar fragilidades.

Porém, como nem tudo pode ser bom, no campo da fotografia, esta câmera não é tão boa quanto um smartphone de gama alta. Ou seja, se estava a pensar tirar fotografias com esta menina, tire desde já o cavalinho da chuva.

Não é que seja má, visto que o sensor de 20MP é incrível. Mas não é este o seu foco, e é muito provável que consiga melhores resultados com um smartphone de gama alta, que claro está, tem um potencial de processamento de imagem muito maior comparativamente a esta câmera da Sony. (O foco desta máquina não é, nem nunca foi, a fotografia. Sendo exatamente por isso que só captura imagens JPEG.)

Funcionalidades capazes de conquistar!

Entretanto, uma das funcionalidades mais interessantes é mesmo a possibilidade de passar de 4K a 30 FPS para 1080p 120fps, com o carregar de um simples botão. É muito fácil ter um efeito cinematográfico, porque estamos a falar de um modo Slow and Quick (S&Q), o que significa slow-mo 5x a 24 fps. (Contudo, neste modo não há gravação de áudio).

Entretanto, existe também um modo hyperlapse, que permite gravar 60x mais rápido, e depois reproduzir a 24, 25 ou 30 fps.

Além de tudo isto, temos um autofoco poderosíssimo, bem como uma estabilização ativa de imagem, que não anula todos os tremores de mão, mas que faz um trabalho extremamente interessante. Aliás, a este preço, ter o incrível sistema de autofoco ocular da Sony, é inegavelmente uma das grandes vantagens deste produto.

Consegue imaginar estar a gravar, e do nada, a câmera faz foco na pessoa que passou atrás de si? Aqui isso não acontece, a ZF-1 está constantemente focada em si, e nos seus olhos.

Curiosamente, a Sony também traz para cima da mesa uma espécie de ‘Efeito Beleza’ com o seu efeito “Soft Skin Effect”, que digitalmente remove muitas das imperfeições normais da pele, como rugas, ou olheiras. Este modo tem vários níveis, para que não pareça uma boneca, em vez de um ser humano.

Ecrã e Menu

O ecrã é um dos pontos fortes da câmera, sendo articulado, e perfeitamente ajustável. Mas talvez mais importante que isto é o facto de a Sony ter implementado o seu novo menu, agora mais simples e mais intuitivo.

Qualidade de Construção

É uma câmera extremamente bem construída, capaz de aguentar com algum abuso. Conta com uma pega de borracha muito interessante para ajudar no uso no dia-a-dia, bem como possibilidade de usar um tripé. Porém, não tem resistência a água. Por isso, se está com ideias de gravar à chuva, esqueça isso.

Conclusão

É uma câmera indicada para quem quer criar conteúdo, e é um novato nestas andanças. É uma câmera muito superior a qualquer smartphone, não só pelo poder do sensor e das óticas, mas também pelo software Sony.

Pode gravar na horizontal para o YouTube, ou na vertical para as redes sociais. É extremamente fácil de utilizar. É leve, é compacta, e é também muito bem construída, ou seja, pode ter um uso mais irresponsável, que ainda assim ela vai responder bem.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

(Mini-Review) Sony ZV-1F: Num mundo em que a compra de câmeras dedicadas passou de banal, para algo muito raro, eis que a Sony continua a investir neste mercado mais especializado, apresentando sempre muita qualidade, em várias gamas de preço. No entanto, a aposta atual tem...(Mini-Review) Sony ZV-1F: Câmera ou Smartphone?