Note 12 5G – A gama Redmi Note da gigante Xiaomi é sempre aquela que mais está debaixo de olho dos amantes da qualidade/preço, tudo graças às muitas funcionalidades, qualidade de construção, e nível de performance muito apelativo que estes aparelhos trazem para cima da mesa.
Pois bem, depois de termos analisa os modelos Pro e Pro+, que obviamente tentam subir o nível, com melhores componentes, e níveis de performance mais altos, já a tocar nos aparelhos ‘premium’, hoje vamos olhar para o Redmi Note 12 5G, aquele que não é o modelo mais barato da série, mas que deverá ser aquele que mais unidades vai vender.
(Mini-Review) Redmi Note 12 5G: Aqui começa a gama média
Especificações Técnicas
- Ecrã: 6.67” Samsung OLED FHD+ (120Hz)
- SoC: Qualcomm Snapdragon 4 Gen 1
- Memória: 4GB
- Armazenamento: 128GB
- Câmeras:
- 48MP
- 8MP
- 2MP
- Selfie: 13MP
- Bateria: 5000mAh
- Peso e Dimensões: 188g // 165.88 x 76.21 x 7.98mm
Resumo
Portanto, comparativamente ao Redmi Note 11, ou até o Redmi Note 11S, ambos aparelhos da gama Redmi Note 1 do ano passado, o novo Redmi Note 12 5G traz algumas atualizações interessantes.
Ao fim e ao cabo, temos suporte a redes 5G, temos um SoC mais poderoso e mais capaz (Qualcomm Snapdragon 4 Gen1), mais armazenamento, e um ecrã muito superior. Porém, estamos limitados aos 4GB de memória RAM no mercado Português, o que para mim é o único calcanhar de Aquiles do smartphone. (Porém, vamos ter versões com 6GB e 8GB, no mercado Nacional, apenas não vão ser vendidas diretamente pela Xiaomi Portugal).
É um telemóvel que chega com o PVPr (preço recomendado de venda) de 329.99€, o que parece um pouco exagerado, para 4GB de memória RAM, especialmente face ao passado recente desta gama. Porém, como dissemos em cima, além de uma melhoria em vários aspetos, que atiram este gama média para um patamar muito mais interessante no campo visual, e campo do toque propriamente dito, é também muito provável que este aparelho seja alvo de muitas campanhas, promoções, e ofertas.
Por isso, mesmo que ache o preço exagerado, é um aparelho a ter debaixo de olho para os próximos tempos.
Design e Ecrã
O design base é obviamente muito parecido à restante gama, o que muito se deve ao facto de a Xiaomi ter finalmente implementado uma filosofia de design apelativa, e acima de tudo consistente.
É um smartphone bonito, especialmente nesta cor verde esmeralda, que apenas peca naquela que é a única grande diferença no design face aos modelos ‘Pro’. O ecrã OLED tem aqui um queixo (margem de baixo) visível neste modelo, o que em 2023 grita “gama baixa!”.
Performance
O novo SoC da Qualcomm faz o seu trabalho, mantendo uma experiência fluída em todo o sistema operativo. Porém, não espere uma performance de luxo em aplicações mais exigentes, como é o caso dos cada vez mais visivelmente fantásticos jogos mobile.
Conta com um SoC de gama média (baixa). Por isso, especialmente graças ao facto de termos aqui 4GB de memória RAM, não espere brilharetes.
Fotografia
Tendo em conta a gama de preços onde se insere, é aqui que o aparelho mais se destaca, especialmente se estiver num ambiente com boa iluminação. Existe sempre um exagero no brilho, mas a captura de detalhe não está mesmo nada má.
Em suma, felizmente, apesar do encarecimento de todo o mundo mobile, a capacidade de captura de imagem em smartphones de gama baixa continua a evoluir. Ora veja:
Conclusão
É um telemóvel interessante, mas que na minha opinião, não pode… NUNCA, chegar numa versão com 4GB de memória RAM a 329€ de PVPr. Por isso, a comprar, tente optar pelas versões com pelo menos 6GB de memória RAM.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!