Disse há alguns dias que a Oppo pode muito bem ser a próxima grande empresa a entrar no top 3 de fabricantes mundiais de smartphones (link). Tudo graças a aparelhos como o Find X2 Pro, RealMe X2 Pro e mais recentemente o X50 Pro que traz especificações de topo a um preço simplesmente incrÃvel.
Dito tudo isto, hoje temos o OPPO Find X2 Lite para analisar, um aparelho que impressiona ao levar muitas caracterÃsticas próprias de aparelhos ‘premium’, para uma gama mais baixa. Ainda assim, poderia ser um aparelho mais interessante, se tivesse um preço mais apelativo.
Mas vamos por partes.
(Mini-Review) Oppo Find X2 Lite: De ‘Lite’ tem pouco!
Especificações Técnicas:
- Qualcomm Snapdragon 765 5G
- 8GB de RAM LPDDR4X
- 128GB de armazenamento UFS 2.1
- 4055mAh de bateria com carregamento rápido VOOC 4.0 (30W)
- Ecrã AMOLED FH+
- Impressão digital no ecrã (Sensor ótico)
Portanto, como deve imaginar, o mercado de smartphones não está a passar por um periodo fácil, visto que os lançamentos estão todos a ser feito via streaming, o que claro está não tem o mesmo impacto que um evento de grandes proporções, onde todos os jornalistas e bloggers podem imediatamente meter as mãos nos novos lançamentos para fazer as suas análises e dar as suas opiniões.
Ainda assim, se há empresa que tem feito limonada com os poucos limões que o COVID-19 ofereceu, foi a Oppo! Afinal de contas, já tivemos o anúncio de vários aparelhos da marca, e agora estamos aos poucos a dar as boas vindas a uma extensão da famÃlia Find X2, com as versões ‘Neo’ e ‘Lite’.
Pois bem, hoje vamos falar da versão ‘Lite’ que tenta levar muita coisa da versão ‘Pro’ à s carteiras menos apetrechadas do mercado.
Design
A qualidade de construção é inegavelmente muito boa, ao ser mais uma vez uma ‘sandes’ de vidro com alumÃnio, tal e qual como qualquer telemóvel premium do mercado. Entretanto, ao nÃvel das dimensões, estamos a falar de um aparelho que chega aos 160,3 x 74,3 x 7,96 milÃmetros com um peso de 180g. Ou seja, tem um tamanho considerável, mas é ainda assim extremamente confortável na mão graças ao seu peso e construção ‘curva’ da traseira.
Além de tudo isto, encontramos ainda um módulo com 4 câmeras na traseira, bem como uma cor super apelativa para o público mais jovem, ou que apenas queira um aparelho mais ‘diferente’ do habitual.
Para completar o design, temos um botão On/Off no lado direito, os habituais botões de volume no lado esquerdo, entrada de áudio 3.5mm (yey!) na parte de baixo e por fim uma entrada USB-C para carregamento ou transferência de dados. (Não nos podemos esquecer ainda do sensor de impressão digital debaixo do ecrã OLED)
Ecrã
Este Find X2 Lite conta com um ecrã AMOLED de 6.4” capaz de chegar à resolução FHD+ (2400 x 1080), brilho máximo de 430 nits, PPI de 408 e ainda um muito interessante rácio corpo/ecrã de 90.8%. Depois de tudo isto, temos ainda uma pequena margem em baixo (o tradicional queixo), bem como uma notch gota de água na parte de cima a fazer lembrar o OnePlus 7T (da mesma fabricante).
As margens à volta do ecrã são consideráveis… Mas é algo que podemos meter em segundo plano quando temos em conta a qualidade do painel propriamente dito. Entretanto, a calibração de imagem da OPPO é de elevada qualidade! Contudo, caso queira algo mais personalizável, pode ir à s definições fazer o seu próprio perfil de cor.
Dito tudo isto, debaixo de luz intensa do sol tudo continua a ser legÃvel! Não sendo fácil deixar muitas impressões digitais no ecrã graças ao tratamento oleofóbico da marca. (Algo super incomodativo quando a luz do sol entra na equação)
Temos de relembrar que este ecrã conta com a tradicional taxa de atualização de 60Hz, ainda assim, sempre foi rápido e responsivo em todas as tarefas. Contando ainda com um sensor de impressões digitais ótico debaixo deste mesmo ecrã, revelando uma performance simplesmente brutal.
Performance
Na caixa temos logo uma menção ao 5G! Sabe porquê? Porque a OPPO decidiu utilizar o SoC Snapdragon 765G, o chip que fica imediatamente atrás do topo de gama Snapdragon 865 que dá vida a 99% dos smartphones de gama alta de 2020. É sempre bom saber que temos acesso à s redes de nova geração, no entanto, a verdade é que ainda não temos acesso à tecnologia no nosso paÃs, por isso acaba por ser indiferente.
Além do SoC de 7nm da Qualcomm, temos um 8GB de RAM LPDDR4X e 128GB de armazenamento interno UFS 2.1. Ou seja, são especificações que não encaixam muito bem no mundo de telemóveis ‘Lite’. Mas certamente encaixam na gama de preços em que este aparelho se insere.
Entretanto, aqui não temos qualquer tipo de sistema de cooling ‘vapor chamber’ ou similar, por isso vai certamente notar um aquecimento significativo em aplicações mais pesadas como o Call of Duty Mobile, ou jogos similares. (No entanto, a performance permanece estável, sem quedas nos FPS. A temperatura também nunca chegou a temperaturas incomodativas)
Câmeras
Assim que pegar no telemóvel, vai imediatamente olhar para o módulo com 4 câmeras, sendo constituÃda por um sensor principal de 48MP f/1.7, bem como os secundários sensores de 8MP (grande angular), monocromático de 2MP e ainda uma última lente de 2MP utilizada para o cálculo da profundidade.
Ou seja, apesar de ser um aparelho muito competente no campo da fotografia, não é o melhor nesta gama de preços. Ainda assim, apesar de algumas falhas em fotos noturnas, durante o dia é um aparelho capaz de ombrear com qualquer outro aparelho do mercado, conseguindo reter uma quantidade extraordinária de detalhe.
Exemplos: (Meto mais fotos numa atualização ainda hoje)
Conclusão
O OPPO Find X2 Lite chega ao mercado a custar 499€, naquilo que é um aparelho quase sem falhas, com um design apelativo, e competência em todas as áreas que os consumidores realmente dão valor. No entanto, acho que o preço está um pouco desajustado. Por menos de 499€ consegue encontrar o RealMe X2 Pro da mesma fabricante com o SD855+ e muitas das restantes caracterÃsticas premium. Isto já para não falar do X50 Pro que não é muito mais caro, e já traz o SoC SD865, 8GB de RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.0
Mas esta é apenas a minha primeira análise fruto de algumas horas com o aparelho. Se quer saber mais, vai ter de esperar pela review completa daqui a 2 semanas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!