(Mini-Review) Motorola RAZR 50: Finalmente de volta!

Se há fabricante que deixou saudades em Portugal, e na realidade tem mais direito a apostar em smartphones do formato “Flip”, é a boa e velha Motorola. Afinal, quem é que ainda se lembra dos velhos RAZR, que dominaram o mercado antes da chegada avassaladora dos smartphones? Especialmente a versão V3 de 2004, que foi uma autêntica loucura em todos os mercados.

Pois bem, depois de várias promessas, a Motorola está mesmo de volta à nossa região, e ao que tudo indica, apesar do facto de ainda não ter existido um evento para a imprensa especializada com grandes e novos lançamentos, a realidade é que já podemos dizer “Hello Moto” em Portugal. Toda a gama está novamente disponível no nosso mercado!

Dito tudo isto, a nossa primeira análise a um produto Motorola nesta “segunda vida” vai ser feita ao Moto RAZR 50, um smartphone dobrável do tipo Flip, que nem sequer é o modelo chave da sua gama, mas que impressiona forte e feio tanto em termos de design, como também em termos de performance.

(Mini-Review) Motorola RAZR 50: Finalmente de volta!

(mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho
RAZR 50 em cima de um Pixel 9 XL. É essencialmente metade em altura, o mesmo em largura, mas um pouco mais grosso enquanto fechado.

Portanto, como dissemos aqui, a Motorola já tem uma extensa gama de produto em Portugal, onde temos de salientar 3 propostas dobráveis.

motorola já tem dobráveis a 599€ em portugal!

Estamos a falar do Flip topo de gama do ano passado, bem como as duas propostas de 2024. Na Leak.pt estamos a testar o modelo de 849€, o Motorola RAZR 50, que tenta conjugar performance ao design, e claro, ao preço. Vamos por partes?

Especificações Técnicas

  • SoC: MediaTek Dimensity 7300X (4nm)
  • Ecrã Principal: 6.9” LTPO AMOLED // 120Hz (1~120Hz) // 1080 x 2640 // 3000 nits
  • Ecrã Secundário: 3.6” AMOLED // 90 Hz // 1056 x 1066 // 1700 nits
  • RAM: 8GB
  • Armazenamento: 256~512GB
  • Bateria: 4200 mAh
  • Câmaras
    • Principal: 50 MP, f/1.7, 1/1.95″, 0.8µm, dual pixel PDAF, OIS
    • Ultrawide: 13 MP, f/2.2, 120Ëš, 1/3.0″, 1.12µm, AF
    • Selfie: 32 MP, f/2.4, 0.7µm
  • Dimensões e Peso
    • Aberto: 171.3 x 74 x 7.3 mm
    • Fechado:  88.1 x 74 x 15.9 mm
    • Peso: 188g

Mini-Review de 2 minutos

(mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho

O Motorola RAZR 50 não é o dobrável Flip mais caro da fabricante para 2024. Mas… Ninguém diria tal coisa na altura do unboxing, ou na primeira vez que liga o aparelho. O design é exatamente o mesmo do topo de gama do ano passado, e de facto, também não é muito diferente face à versão Ultra, que apenas fica a ganhar com um ecrã secundário um pouco maior em altura.

(mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho

Dito isto, o aparelho sente-se premium, com um ecrã dobrável curiosamente superior a muito daquilo que tenho visto no mercado ao longo dos anos. A única área onde este dispositivo fica aquém é mesmo nas câmaras e no facto de ter “apenas” 8 GB de memória RAM.

(mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho

Não é que as câmaras sejam más, porque não são, mas não são próprias de um smartphone que se quer como Premium. Temos alguns exemplos em baixo.

Esquecendo a parte da captura de imagem, todo o aparelho se sente, e age, como um smartphone de gama alta. Tudo acontece de forma extremamente rápida e fluída, naquilo que é uma das melhores experiências dobráveis que tenho tido ao longo destes anos de testes. Gosto especialmente do facto de a Motorola ter levado um ecrã secundário realmente interessante e capaz de aproveitar o espaço, ensinando assim uma lição à Samsung e aos seus Galaxy Z Flip mais recentes (e mais caros).

Vamos às fotos?

(mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho

Como qualquer dobrável do tipo Flip, temos alguns compromissos de espaço. Especialmente num aparelho destes que não é topo de gama, e como tal, as fabricantes têm menos vontade de apostar em chips de processamento de imagem de qualidade inegável, e claro, nos melhores sensores que a indústria tem para oferecer.

Ainda assim, apesar do facto de não ser comparável a um iPhone, S24, ou similar, este Motorola não se porta nada mal. Ficando apenas um pouco aquém nas selfies em ambientes de fraca iluminação, ou na velocidade de captura do obturador.

(mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho (mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho (mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho (mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho (mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho (mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho (mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho (mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho (mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho (mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho

Selfie (Como sempre, sendo a Motorola parte da Lenovo, temos sempre aquele modo de Beleza que mesmo desligado continua a fazer das suas. Muito próprio de fabricantes Chinesas).

(mini-review) motorola razr 50: finalmente de volta! rascunho

Conclusão

Ainda não tenho o RAZR há muito tempo. Está agora a fazer 24 horas. Mas, do que vejo, e aos preços que a Motorola pede… Temos aqui aparelhos extremamente interessantes para o mercado Português.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também