Quando alguém me pergunta que auscultadores deve comprar para o seu PC focado nos videojogos, e o dinheiro não é problema, costumo sempre apontar para os ascultadores topo de gama da Corsair. O que neste momento significa apontar para os recentemente lançados Virtuoso Max.
São bonitos, são poderosos, são confortáveis, têm imensas funcionalidades, mas, claro, são caros.
(Mini-Review) Corsair Virtuoso Max: Os melhores auscultadores! A coroa para um Rei.
Portanto, depois de várias versões dos Virtuoso, todas elas na minha opinião extremamente interessantes. Eis que a Corsair decidiu lançar um produto munido de tudo aquilo que a fabricante tem para oferecer no mundo do áudio sem fios. Daí a denominação “Max”.
Porém, não foi só o nome a mudar, todo o design também mudou, para algo que é obviamente gamer, mas também se poderia considerar como auscultadores topo de gama para andar num avião, comboio ou simples metro. Gritam qualidade, e apesar de enormes, são realmente muito interessantes visualmente.
Review de 2 minutos
Design
Na minha opinião, é nesta cor cinza que estes auscultadores realmente brilham. É possível ver as linhas, a qualidade dos acabamentos, e de facto, acho que as luzes RGB (muito sóbrias) ficam a matar.
- Nota: Na verdade, até decidi levar os Virtuoso para o ginásio de forma a testar o ANC e a sua qualidade de áudio, e de certa forma, também se puxariam alguns olhares estranhos. Ficam obviamente aquém dos meus Bose QuietComfort. Mas… Não ficam assim tão atrás quanto isso. Fiquei impressionado, especialmente no lado do ANC. Curiosamente, ninguém achou aquilo estranho, o que também é giro.
É obviamente muito baseado naquilo que a Corsair já tinha sido capaz de oferecer na restante gama Virtuoso. Porém, aqui levado ao extremo, com mais performance, mais tecnologia, mais bateria, naquilo que são muito provavelmente os auscultadores que todos os jogadores desejariam ter na sua consola ou PC. (Sim, pode usar na sua consola se assim quiser.)
Para resumir o aspeto, parecem mais profissionais, com uma pitadinha de gamer à mistura.
Conforto
No campo do conforto, assumo que a versão anterior era um pouco mais mole, e por isso confortável. Porém, estes aquecem menos em sessões prolongadas de jogatana. Por isso, é sempre uma balança com um equilíbrio delicado.
Fora as almofadas, temos vários controlos, sendo possível controlar o volume, o emparelhamento que deseja fazer, e claro, até o ANC. Aliás, até temos butões programáveis para quem quiser controlar tudo ou quase tudo com a ponta dos seus dedos.
Qualidade de som
Como deve imaginar, não temos aqui a mesma qualidade, ou sequer assinatura sonora de uns Sony ou Bose topo de gama. Mas, não é suposto isso acontecer. Ainda assim, se adora ouvir música, ou consumir outros tipos de conteúdo HD, não vai ficar nada mal servido.
Estes Virtuoso Max chegam ao mercado equipados com drivers de grafeno (50mm), e como tal, além de qualidade de música em conteúdo multimédia, vai ouvir até a chamada telefónica que um qualquer adversário esteja a fazer no Call of Duty.
Claro que, a este preço, a qualidade de som seria sempre uma garantia. Ainda assim, vale a pena salientar que temos suporte a Dolby Atmos, mais concretamente à funcionalidade espacial.
Se quiser ser você a mexer no equalizador, também o poderá fazer sem grandes problemas. (Se não percebe nada disto, existe uma ferramenta que lhe faz um teste auditivo, e oferece-lhe um perfil de som indicado para si).
Funcionalidades
De forma muito resumida… Temos tudo!
Temos conetividade multiponto, mas com algumas vantagens, visto que além da conectividade através da pen de 2.4Ghz (sem latência), temos ainda suporte a simultâneo a bluetooth.
Pode estar a jogar no PC através da pen, e do nada, atender uma chamada no telemóvel sem qualquer problema, ou sem ser necessário meter um qualquer jogo em pausa. Aliás, até pode controlar o volume do PC e do smartphone de forma independente, o que é incrível em várias situações.
Por falar em chamadas, este é o melhor microfone do mercado. É mesmo só isto.
Entretanto, temos também ANC, o que não é normal no mundo dos videojogos, mas faz todo o sentido em 2024. Aliás, mesmo em jogo, vai sentir-se completamente imerso, o que é uma vantagem, mas também uma desvantagem, que já apanhei uns quantos sustos quando um qualquer inimigo aparece de repente aos berros.
Ainda assim, mesmo munido de todas estas funcionalidades, os Virtuoso Max aguentam 60 horas com o ANC ligado. Um valor que não deverá descer muito mesmo com a iluminação LED ligada.
Se der valor a isso, fique a saber que também tem bolsa de transporte.
Conclusão
São caros, mas são incríveis. Se dá valor aos auscultadores que utiliza no seu PC, não há como não olhar para os novos Virtuoso Max. Especialmente nesta época de Black Friday, em que a Corsair decidiu baixar um pouco o preço.