CHUWI Lapbook Pro 14.1 – Quando o COVID-19 chegou e mandou toda a gente para as suas casas, rapidamente fiz um artigo a referenciar alguns portáteis baratos para tentar suprimir a necessidade para o tele-trabalho e tele-escola (link aqui). No entanto, a verdade é que comprei um destes meninos no Natal de 2019! Por isso, vamos lá perceber o que isto vale.
(Mini-Review) CHUWI Lapbook Pro 14.1 – 300€ por um portátil!? (Link Aqui)
Portanto, a Chuwi é uma fabricante Chinesa que anda a apostar forte e feio neste tipo de máquinas baratas mas ainda assim suficientemente poderosas para o uso da grande maioria das pessoas. Além disto, se pensa que 300€ não chega para ter qualidade de construção, está muito enganado! Temos aqui um corpo de alumínio bastante robusto e fino, que até passa uma sensação de premium ao toque.
Entretanto, temos também um ecrã IPS LCD com boas cores, bem como brilho e ângulos de visualização decentes. Por vezes é possível notar algum light bleed nos cantos, mas é algo que nunca irá notar em uso contínuo. (Estamos a falar de uma máquina super budget, não pode ser tudo perfeito!) Curiosamente, temos ainda um teclado retro-iluminado.
O Chuwi LapBook Pro é um portátil de 14” fino e bonito que não custa os olhos da cara! Contudo, além de ser barato, também cumpre no campo da performance, especialmente se apenas quer fazer edição de texto ou ver conteúdo multimédia no PC.
Curiosamente, este portátil parece bastante mais caro do que aquilo que realmente é, graças ao seu design que referenciámos em cima. E na verdade, quando olhamos para a lista de especificações, continuamos a não perceber o porquê do preço tão baixo. Sim, o processador não é o melhor do mercado, ao contar com um Intel Celeron N4100. No entanto, para completar o pacote temos uns muito razoáveis 8Gb de RAM, bem como um SSD de 256GB, nada mau para o preço.
Muito resumidamente, mais do que suficiente para quem não tem sonhos de jogos e apenas quer ser produtivo no trabalho.
Conectividade
Infelizmente, como a grande maioria dos ultrabooks do mercado, o Chuwi LapBook pro não vem com uma mão cheia de portas. Ainda assim, vai certamente ser mais do que o suficiente para a grande maioria das pessoas. Ao fim ao cabo, temos uma entrada USB 3.2 Type-A, uma outra porta USB 3.2 Type-C, bem como uma saída de imagem mini-HDMI, e ainda a clássica saída para auscultadores.
Infelizmente não temos leitor de cartões… Mas para ser muito sincero, qual é o UltraBook que traz este bónus nos dias que correm?
Entretanto, no mundo sem fios, o Lapbook Pro suporta um módulo Intel Dual Band Wireless-AC 3165, com suporte aos standards WiFi modernos até ao IEEE 802.11ac. Alem disto, temos Bluetooth 4.2. Não é tecnologia de ponta, mas é mais do que suficiente para qualquer utilizador.
Webcam
Um campo com alguma importância nos tempos que correm! Dito isto, temos um sensor de 0.9MP capaz de tirar fotos ou gravar vídeo na resolução máxima de 1280×720. A qualidade de imagem é má, mas para zoom e chamadas de vídeo deverá ser mais do que suficiente. Exemplo:
Autonomia
Um dos campos que mais impressionou, ao conseguir atingir quase sempre 8~11 horas de autonomia com brilho médio e apenas em navegação por Wi-Fi.
Conclusão
Prós:
- Ecrã IPS LCD
- Boas cores
- SSD m.2
- Bateria
- Teclado
- Retro-Iluminação no teclado
- Construção e Design
- Preço
Contras:
- Light Bleed em algumas partes do ecrã
Em suma, o Chuwi LapBook Pro 14.1 é uma alternativa bastante satisfatória se por ventura precisar de um portátil para a escola ou trabalho e tem um orçamento reduzido. Foi capaz de impressionar em várias áreas, especialmente no design que apresenta uma qualidade de construção que sinceramente não esperava.
O processador não é nenhum exemplo de potência, mas vai ser mais do que suficiente para produtividade e streaming de conteúdo. Além de tudo isto, tem uma bateria excelente, um ecrã LCD IPS capaz de boas cores e brilho, bem como 0 ventoinhas, ou seja, é super silencioso.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!