Vou ser mesmo muito honesto… Nunca levei este filme a sério! Logo a partir dos primeiros rumores, sempre achei que iria ser um projeto baseado em parvoíce, para tentar ir buscar uns quantos euros aos consumidores. Apenas e só isso. Porém, quando comecei a olhar para o elenco, mais concretamente para Margot Robbie, e claro, para Ryan Gosling, a minha maneira de pensar mudou um pouco.
O filme da Barbie é um filme a sério? Penso que sim. Não só é um filme a sério, como é também um projeto bastante diferente num mundo em que quase tudo é igual
(Mini-Review) Barbie: Faz sentido ir ao cinema?
Portanto, sabe como é que o filme começa? Com crianças a esmagar bonecas “tradicionais” com uma Margot Robbie gigante no meio delas, quase como se fosse uma nova Deusa que veio à terra para governar o futuro dos brinquedos.
Curiosamente, a Barbie é um pouco isto! Uma simples boneca, que na realidade mudou a forma como os brinquedos são feitos, e mais concretamente, para quem são feitos. A boneca Barbie tenta passar a mensagem que uma pequena menina pode ser aquilo que quiser, que pode alcançar todos os seus sonhos.
Sendo exatamente por aqui que o filme pega, à medida que começa a sua crítica social. Afinal de contas, o mundo perfeito da Barbie não é assim tão perfeito quanto isso, especialmente quando em comparação ao mundo real. (Aliás, o próprio Poster dá logo um cheirinho daquilo que vai ser o filme.)
Por isso, vamos ver a Barbie tradicional (bonita, loira, olhos azuis, alta, etc…), ao lado de Ken, a visitar o mundo real para tentar salvar uma menina que falhou em alcançar os objetivos que todas as bonecas são capazes de alcançar de forma tão fácil.
Sabe quem é o vilão da história? É o Ken! Não lhe vou contar o porquê, nem como o boneco que só existe para fazer companhia à Barbie se virou para o mal. Mas é uma mudança que tem imensa piada, de tão simples, e tão clichê que é.
Em suma, o elenco é incrível, toda a roupa parece ter sido retirada do mundo dos brinquedos, a cinematografia está extremamente bem conseguida, e as piadas, apesar de fáceis, permitem passar 2 boas horas a ver o projeto que tem dado tanto que falar. Não é de todo um filme que vá ganhar Óscares, ou que revolucione o guião. Mas é um filme engraçado, e que talvez faça as pessoas pensar um bocadinho no nosso dia-a-dia.