ASUS ROG Zephyrus G14 Alan Walker – Quando queremos falar de portáteis de alta performance, focados nos videojogos, é impossível não falar da ASUS e das suas gamas ROG! Especialmente na Zephyrus, que é onde vemos um grande foco não só na performance, mas também no design.
Um grande exemplo disto é a versão especial ‘Alan Walker’ do Zephyrus G14, um portátil que foi capaz de me conquistar no ano passado, e que este ano, parece estar a dar o tudo por tudo para ir um pouco mais além! Ao trazer mais performance, e claro, algumas especificidades de design que simplesmente não irá encontrar noutro lado.
Mas vamos por partes, para vos mostrar o que realmente vale esta máquina da ASUS.
(Mini-Review) Asus ROG Zephyrus G14 Alan Walker ‘RASCUNHO’
Portanto, o ROG Zephyrus G14 já era um portátil brutal! Que pelo menos para mim, enchia todas as medidas.
Afinal de contas é bonito, é super poderoso, e mesmo com todo o hardware que traz para cima da mesa, é um computador portátil leve e fino. Uma máquina que de dia oferece uma base para se trabalhar com toda a qualidade possível, e de noite, está pronto para a “matança” nas muitas arenas online.
Pois bem, esta edição especial pega numa base já de si espetacular, e eleva-a a um outro nível, não necessariamente focado a 100% no mundo dos jogos, ao utilizar como base o nome do DJ Alan Walker. Um músico que tem no YouTube um vídeo com mais de 3 mil milhões de views. O que não é brincadeira nenhuma… E como tal, este G14 Alan Walker também não poderia brincar em serviço.
Antes de mais nada, é preciso ter em consideração que o grande objetivo desta parceria era combinar o Gaming com a Música.
Uma parceria que claro está, salta muito à vista no design escolhido, com um misto de materiais metálicos, tecido, e claro, alguns LEDs à mistura.
Contudo, o que realmente separa o G14 do seu irmão ‘normal’ é mesmo o que vem dentro da caixa, ou melhor, a caixa em si, que além de muito bonita, também serve como um “mixing pad”. Sim, o G14 quer que o seu dono seja um DJ em part-time!
Então e as especificações técnicas? São as mesmas!?
Mais ou menos! Em termos de especificações, temos a mesma base do G14 ‘normal. Ou seja, um processador AMD Ryzen 9 5900HS, ecrã de 14” 2560×1440 IPS capaz de chegar aos 120Hz. Depois, temos ainda uma RTX 3050 Ti para garantir uma boa performance em jogo. Mas aqui… Temos de dizer que é uma pena não termos uma RTX 3060 ou RTX 3070, visto que o cooling seria mais do que o suficiente. Mas esta foi a escolha da ASUS, e na verdade, é mais do que suficiente para jogar em FHD.
Em suma, as coisas não mudaram assim tanto relativamente ao G14!
Ainda assim, temos de dizer que é uma máquina muito interessante, com um design e qualidade de construção digna do nome ASUS.
Graças à utilização do Ryzen 9 5900HS temos também um excelente misto de performance com eficiência energética, com o portátil a oferecer uma autonomia muito acima da média do mercado (~10h). Entretanto, como seria de esperar, sendo um portátil muito focado no consumo e produção de conteúdo musical, as colunas são do melhor que poderá encontrar no mercado
Por fim, em termos de preço, é uma máquina que anda entre os 1800 e os 2000€. O que por sua vez, faz com que tenhamos de lhe dizer que talvez seja boa ideia olhar para o G14 normal, antes de meter este tipo de dinheiro em cima da mesa, visto que ao mesmo preço, vai conseguir comprar um modelo com 32GB de memória, e ainda, uma RTX 3060. (Se encontrar o portátil em stock!)
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!