(Mini-Review) ASUS ProArt PX13: Pequeno… Mas bruto!

Existe um mercado imenso de portáteis, com alternativas para todos os gostos e carteiras, porque este é um mercado que foi capaz de crescer e de se adaptar a diferentes tipos de utilizadores ao longo de várias gerações de produtos.

No meu caso, como passo grande parte do meu tempo a viajar em trabalho, sejam viagens curtas ou longas, dou muito valor a uma máquina pequena, leve e fina, mas ainda assim com elevados níveis de performance. Afinal, preciso de trabalhar no aeroporto, dentro de um avião, no comboio, no lobby de um hotel em cascos de rolha, etc… É uma vida complicada em que a portabilidade é importante, mas tem de ser sempre associada a um nível de performance alto, pronto para aguentar aquilo que o futuro tem para oferecer. Ou seja, apesar de compacta, tem de fazer tudo aquilo que eu preciso.

(mini-review) asus proart px13 rascunho

Porém, como é óbvio, ter tudo num formato ultra compacto parece uma missão complicada… Afinal, como é possível ter muita performance num corpo extremamente pequeno? Os componentes de topo não ficam mais pequenos porque eu quero! Bem, nada melhor que perguntar à ASUS, porque o ASUS ProArt PX13 é exatamente isto.

(Mini-Review) ASUS ProArt PX13 

(mini-review) asus proart px13: pequeno... mas bruto!

Especificações Técnicas:

  • Processador: AMD Ryzen AI 9 HX 370
  • Placa Gráfica: Até RTX 4070
  • RAM: Até 64GB LPDDR5X
  • Armazenamento: Até 2TB
  • Ecrã: 13” 3K OLED Touch // 60Hz
  • Bateria: 75 Wh
  • Dimensões e Peso: 29.82 x 20.99 x 1.58 // 1.38kg

Mini-Review de 2 minutos

Tenho tido mais viagens nos últimos 60 dias, do que em toda a minha vida que já chega aos 33 anos.

(mini-review) asus proart px13 rascunho
PX13 no aeroporto de Lisboa

Por isso, não tenho tido muito tempo para analisar produtos, componentes, etc… Mas, ainda assim, a ASUS Portugal lançou o desafio de testar um portátil mais focado no público “Pro” ou pelo menos ultra-entusiasta, na forma do ProArt PX13.

Inicialmente disse que estava com muito pouco tempo, mas quando fui ver as especificações técnicas, dimensões/peso, disse imediatamente que sim! Mas estamos a brincar? Um processador topo de gama, com suporte ao programa CoPilot+ do Windows 11, uma placa gráfica RTX 4070, e até 64GB de memória RAM? São especificações superiores ao meu PC Gaming, num formato que é pouco maior que a minha mãe calejada do Andebol e do Ginásio.

É outro nível!

Como foi a utilização?

(mini-review) asus proart px13: pequeno... mas bruto!

Honestamente, não sou muito fã de trocar de portátil entre viagens, ou entre eventos. O portátil é uma das ferramentas de trabalho mais importantes para o meu dia-a-dia, e como tal, tentar trocar peças deste ecossistema frágil, pode ser um gigantesco problema para a minha produtividade, e como é óbvio, para as minhas horas de sono.

(mini-review) asus proart px13: pequeno... mas bruto! (mini-review) asus proart px13: pequeno... mas bruto!

Porém… O ProArt PX13 entrou, viu e conquistou. É mesmo para esquecer. Super rápido, silencioso, muito bonito nesta cor preta que não salta à vista de ninguém, e… Um teclado realmente muito bom, com feedback tátil e sonoro, que não é exagerado, mas está lá. Foi passar para este portátil, e conseguir debitar o mesmo número de teclas por minuto que já tinha no meu Surface Studio.

Claro que ainda não tive a oportunidade de utilizar programas mais pesados, ou até de jogar. Mas, aqui vale a pena salientar que este ecrã OLED não foi pensado para jogos. Está limitado a 60Hz, e como tal, é óbvio que foi pensado para trabalhos criativos, onde a fidelidade de cores é muito mais importante.

Ainda assim, não tenho quaisquer dúvidas que consiga jogar vários jogos pesados, ou se quiser jogar algo que necessite mais que os míticos 60Hz, pode sempre ligar um monitor e aproveitar a capacidade do combo CPU+GPU

Conclusão

Não há como fugir. É uma máquina! Pronta para o presente e para o futuro. ASUS, o Natal está aí à porta. Vou já meter o sapatinho na lareira (agora é recuperador de calor, não se engane).

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também