(Mini-Análise) Sony LinkBuds Open: Não são para mim…

Quando a Sony lançou os seus primeiros LinkBuds, a proposta parecia de facto incrível!

Afinal, estávamos a falar de earbuds pequenos, leves, com muita bateria, capazes de deixar passar o som exterior, ao mesmo tempo que eram capazes de reproduzir música, fazer chamadas, etc… Sem ser necessário retirar os earbuds dos ouvidos, de forma a ter um dia-a-dia normal. Claro, tudo isto com a típica qualidade Sony.

Mas, se a primeira proposta acabou por falhar em ter níveis de sucesso significativo, a sequela parece estar a ir pelo mesmo exato caminho. Aliás, as coisas parecem pior agora, visto que outras fabricantes já lançaram as suas propostas “Open”, com resultados muito mais interessantes face aos da Sony.

(Mini-Análise) Sony LinkBuds Open: Não são para mim…

(mini-análise) sony linkbuds open: não são para mim...

Caso não saiba, 2024 foi o ano dos earbuds Open!

Tivemos a proposta da Huawei (FreeClips), a da Boss (QuietComfort Open), e também tivemos um lançamento da Nothing (Ear Open). Além de tudo isto, tivemos a sequela aos primeiros LinkBuds da Sony, os novos LinkBuds Open.

Mas, se as propostas da Huawei e Bose impressionaram pelo seu conforto e qualidade de som, a realidade é que as alternativas da Nothing e Sony parecem ter demasiados compromissos para chamar a atenção dos consumidores.

Afinal, enquanto os Ear Open da Nothing aparecem com uma caixa gigante, com earbuds também eles incomodativos para o dia-a-dia, os LinkBuds Open da Sony parecem ser demasiado específicos para serem uma proposta realmente interessante. Pelo menos, no meu caso, não os consigo utilizar mais que 60~90 minutos, antes de começar a acusar incómodo.

Sim, é um design realmente muito fora da caixa, que pode impressionar quem vê de fora. Mas, se o uso no dia-a-dia não funciona, é um produto sem futuro.

Ou seja, os Sony LinkBuds Open são interessantes, e são até uma boa atualização técnica face ao modelo original. Porém, o seu design aberto não é para todos, e como tal, tem de ter a certeza que se vai dar bem com eles antes de os comprar.

O que mudou? 

(mini-análise) sony linkbuds open: não são para mim...

A Sony adicionou um pedaço de borracha estabilizador, para garantir que estes earbuds não saem do sítio. Um pouco à imagem daquilo que a fabricante também fez com os LinkBuds Fit.

Isto cumpre a missão de aumentar o conforto, e de garantir que estes não saltam do ouvido caso comece a saltar ou a correr. Porém, vai ficar sempre com a sensação de que não estão bem postos, o que é estranho. 

Dito tudo isto, não temos certificação oficial contra suor ou poeiras, porém, a Sony afirma existir uma proteção equivalente a IPX4. O que por sua vez deverá significar que é seguro usar isto no ginásio… Mas… Quer mesmo ouvir o bater dos pesos, e as conversas alheias?

Porque é exatamente isso que um design “Aberto” significa para o seu uso diário.

Em termos de performance, estes são muito provavelmente os melhores earbuds do tipo Open que temos no mercado. O

que mais uma vez, é a qualidade Sony a mostrar os seus músculos. Porém, não é uma grande diferença face às restantes alternativas no mercado, o que se deve ao facto de ser um formato aberto mais estranho, mais difícil de chegar a encaixa ótimo, e como tal, toda e qualquer música se vai sentir muito menos detalhada face a um qualquer earbuds capaz de se enfiar e isolar o seu canal auditivo.

Conclusão

Se por ventura for um grande fã do Modo Ambiente (Transparency Mode), ou vive consistentemente situações em que tem de tirar os earbuds dos seus ouvidos, estes LinkBuds Open podem de facto ser uma boa alternativa para si.

Porém, o seu design é muito específico e pode causar desconforto, a sua performance vai ficar muito aquém até de alguns earbuds de gama média (como são os LinkBuds Fit que foram lançados ao mesmo tempo), e… Para terminar… Custam 199€.

É um produto nicho!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Quando a Sony lançou os seus primeiros LinkBuds, a proposta parecia de facto incrível! Afinal, estávamos a falar de earbuds pequenos, leves, com muita bateria, capazes de deixar passar o som exterior, ao mesmo tempo que eram capazes de reproduzir música, fazer chamadas, etc... Sem...(Mini-Análise) Sony LinkBuds Open: Não são para mim...