Muito provavelmente, tudo o que tem ao pé de si neste momento, tem a capacidade de comunicar com outros aparelhos via Bluetooth! O que por sua vez, quer dizer que é um aparelho em risco… Sim, nos últimos anos têm sido descobertas muitas e boas vulnerabilidades no standard. Aparentemente, uma mina que ainda tem muito ‘ouro’ para dar.
- Windows 10: três truques que não falham para acelerar o portátil!
- Instalar jogos ou outros programas? Só com TPM 2.0 e Secure Boot!
Alerta! Milhões de equipamentos Windows e Android em risco!
Portanto, uma equipa de investigadores da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura publicou um novo relatório. Onde é especificada uma nova gama de vulnerabilidades no standard Bluetooth. No entanto, desta vez, o problema não está no standard em si. Mas sim na implementação da tecnologia ao nível do software.
Assim, estamos a falar de 16 falhas, que coletivamente são conhecidas como “BrakTooth”, e têm o potencial de permitir várias ondas de ataques em biliões de aparelhos um pouco por todo o mundo. Aparelhos esses baseados em tecnologia da Intel, Infineon (Cypress), Silicon Labs, Qualcomm, entre outras… Ou seja, portáteis Windows, smartphones Android, smartwatches, etc...
Mais especificamente, são 1400 modelos de aparelhos, onde podemos incluir grande parte da gama Microsoft Surface, vários portáteis Alienware, ASUS e HP, e até smartphones da Xiaomi, Oppo e Sony.
Isto pode ser corrigido! Mas provavelmente, isso nunca irá acontecer…
Os investigadores estão preocupados com esta ‘novidade’, não pela severidade das vulnerabilidades, mas pela aparente falta de pânico por parte das fabricantes de todos estes aparelhos. Verdade seja dita, a maioria destes 1400 modelos não vai levar qualquer atualização de software para resolver, ou pelo menos mitigar o problema.
O que pode fazer enquanto consumidor? Bem, na grande maioria dos aparelhos, a vulnerabilidade apenas causa ‘crashes’ (resolvidos com um reboot). Ainda assim, se está com medo, basta desligar o Bluetooth.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está farto de vulnerabilidades no Bluetooth, sem qualquer atualização/correção à vista? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!