É muito provável que tenha um smartphone com o Android 11, 12 ou 13. De facto, são atualmente, as versões mais utilizadas, até porque estão presentes nos dispositivos que chegaram ao mercado mais recentemente. A má notícia é que se é o o seu caso está em perigo assim como milhares de possuidores de outros smartphones Android.
Milhares de smartphones Android em perigo: atualize já!
A situação é preocupante e é mesmo importante atualizar-se já que 60 falhas diferentes, incluindo duas vulnerabilidades críticas de execução de código remoto, foram corrigidas com o lançamento das actualizações de segurança do Google Android de Março de 2023.
Como relatado pelo BleepingComputer, estas falhas têm impacto nos smarphones Android que estão a executar o Android 11, Android 12 e Android 13. No entanto, desta vez, as últimas correcções do Google chegam através de dois níveis de patch de segurança separados: 2023-03-01 e 2023-03-05.
Enquanto o primeiro pacote contém 31 correcções para os componentes centrais do Android como a Framework, Sistema e Google Play, o segundo pacote tem 29 correcções para o Kernel do Android assim como para componentes de terceiros. Nomeadamente da Qualcomm, MediaTex e Unisoc.
De facto, os utilizadores do Android têm de descarregar e instalar estas actualizações de segurança assim que estiverem disponíveis. É que basicamente conseguem entrar no seu smartphone e fazerem tudo o que quiserem.
Num boletim de segurança referente às actualizações de segurança do Android de Março de 2023, a Google explica que dos problemas corrigidos, o mais grave é uma “vulnerabilidade de segurança crítica no componente do Sistema que pode levar à execução remota de código sem necessidade de privilégios de execução adicionais”.
As duas falhas críticas têm os nomes de código CVE-2023-20951 e CVE-2023-20954.
Para além disso e no que diz respeito a componentes de terceiros, existem também duas falhas de gravidade crítica que afetam os componentes da Qualcomm conhecidas como CVE-2022-33213 e CVE 2022-33256.
Até agora ainda não se sabe se estas falhas estão a ser exploradas activamente por criminosos. No entanto se ainda não estão, estarão muito em breve. Assim fique mesmo muito atento aos updates que chegam ao seu smartphone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!