O Microsoft Word já disponibiliza um modo escuro opcional há algum tempo, o que garante uma melhor experiência de leitura e edição à noite. No entanto isto é algo que tem estado em falta na versão online. Ainda assim as coisas estão a mudar.
Microsoft Word já tem modo escuro na versão web
Assim a partir de agora, o modo escuro no Word já não se limita às aplicações no computador e dispositivos móveis. Ou seja, chegou a todos. A propósito disto, a Microsoft afirmou que o modo escuro na aplicação web era uma das coisas mais pedidas por quem está no programa Office Insider. Agora está finalmente disponível. Para poder aproveitar esta novidade está disponível um novo botão chamado ‘Modo Escuro’ no separador Ver da barra de ferramentas. Entretanto o Word também será carregado em modo escuro por defeito se o seu browser e/ou sistema operativo estiver definido desta forma.
O dark mode muda toda a interface do Word para um tema escuro, e aplica um fundo dentro dos mesmos padrões (e cores de texto invertidas, se necessário). No entanto, os dados de cores reais do documento não são alterados, tal como acontece com o modo escuro nas aplicações para computador.
Entretanto não foi só o Word a receber novidades. O Outlook também as tem mas na app para dispositivos móveis.
A aplicação móvel Outlook recebe assim uma nova barra de separadores no Android, iPhone e iPad, com atalhos para correio, contactos, calendário, ficheiros e outros serviços da Microsoft. Entretanto se utilizar o Outlook com uma conta de trabalho gerida remotamente, a barra de separadores também pode conter integrações de terceiros e serviços personalizados dependendo do que a empresa lançou. Para além disso o Outlook também vai permitir mover, adicionar ou remover botões da barra de separadores. Lembro que neste momento tem apenas botões fixos para o e-mail, pesquisa e calendário.
A Microsoft também está a mudar a página de pesquisa e o botão relativo ao “Feed”. Na primeira o objetivo é mostrar que se pode utilizar a pesquisa para fazer mais do que apenas procurar e-mails. Assim conseguimos executar ações, aceder a notícias e outras funcionalidades. Entretanto os ficheiros e contactos foram retirados da página de feed, uma vez que terão os seus próprios botões na barra de navegação. Já a pesquisa também está disponível no topo das páginas de correio e calendário.
Finalmente, o botão de ação flutuante para iniciar rapidamente um novo email está a ficar maior. Tocar nele ainda irá criar uma nova mensagem, mas a Microsoft está a adicionar um botão para mais ações, como criar um novo evento de calendário.
Esta atualização para dispositivos móveis surge numa altura em que a Microsoft está a trabalhar num Outlook completamente renovado para windows, baseado na experiência web, que poderá eventualmente ser lançada para outras plataformas. De facto, o que importa reter é que há muitas mudanças a caminho!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!