O Windows Phone pode ter não ter tido o sucesso que muitos gostariam. Mas a verdade é que foi considerado e muito bem como um dos melhores sistemas operativos para smartphones. Entretanto morreu em 2017. No entanto, a verdade é que a Microsoft está arrependida de ter tirado a vida ao Windows Phone!
Microsoft está arrependida de ter tirado a vida ao Windows Phone!
Com os mosaicos, uma versão única do ecrã inicial, o Windows Phone estava à frente do seu tempo. O sistema operativo era suave, fluido e fácil de utilizar. Juntamente com os Lumias da Nokia e, mais tarde, da Microsoft, o Windows Phone concorreu fortemente com o Android e o iOS nos seus tempos áureos. O Lumia 520 foi um dos telemóveis mais vendidos de todos os tempos.
Depois, houve a proeza da câmara dos Lumias. Os Nokia Lumia 920, 1020 e o Microsoft Lumia 950XL tiraram algumas das melhores fotografias do seu tempo.
No entanto, nem tudo era cor-de-rosa.
O sistema operativo teve alguns problemas. Os utilizadores ainda se lembram do fiasco do Windows Phone 7 para 8, quando nenhum dos telemóveis com o sistema operativo mais antigo pôde ser atualizado para o novo sistema operativo. A Microsoft provavelmente aprendeu com o seu erro e o Windows 10 Mobile foi lançado para a maioria dos telemóveis.
Nessa altura o Windows 10 Mobile prometeu muito até que o verdadeiro problema surgiu. Aplicações.
A disponibilidade de aplicações nunca foi um ponto forte do Windows Phone. Com o declÃnio das vendas e o interesse cada vez menor dos programadores, a Microsoft encerrou sua divisão de smartphones em 2017.
Muitos especialistas do setor criticaram a mudança mas a Microsoft foi inflexÃvel. O Windows Phone estava morto.
Muitos anos se passaram e o sistema operativo foi esquecido por toda a gente. No entanto, esta semana alguém se lembrou dele. Satya Nadella, CEO da Microsoft, reuniu-se com o CEO da Insider e deu várias entrevistas sobre vários tópicos. Desde a IA até a aquisição da Activision, Nadella falou sobre muitas coisas.
Mas houve uma coisa que chamou a atenção de muitos. O Windows Phone.
Sim. Nadella falou sobre o malfadado sistema operativo e até lamentou a decisão de eliminá-lo.
“A decisão de que muitas pessoas falam – e uma das decisões mais difÃceis que tomei quando me tornei diretor executivo – foi a nossa saÃda do que vou chamar de telemóvel, tal como definido na altura. Em retrospetiva, penso que poderia ter havido formas de o fazer funcionar, talvez reinventando a categoria de computação entre PCs, tablets e telemóveis.”
Ou seja, o CEO da Microsoft admite que matar a unidade de dispositivos móveis foi um erro.
Mas, na verdade, é só isso. Embora admita que errou ao matar o negócio, Nadella não o está a ressuscitar. Após o malfadado Surface Duo, a Microsoft não está mais no negócio de smartphones.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!