Atenção se tem uma conta Microsoft para o Windows ou Office!

Se utiliza produtos Microsoft como o Windows 10, Windows 11, Outlook ou Word então tem de estar atento a uma ameaça perigosa. Trata-se na prática de phishing que está a atacar mais do que nunca os utilizadores destes sistemas, sobretudo porque se dirigem a contas Microsoft. Assim se conseguirem aceder a esses dados podem facilmente ficar a controlar todos os serviços que temos associados à nossa conta. Uma empresa analisou o número de ataques aos utilizadores desta plataforma em 2021 e as conclusões são assustadoras no que diz respeito às pessoas que têm uma conta Microsoft para o Windows ou Office.

Atenção se tem uma conta Microsoft para o Windows ou Office!

De facto, a empresa Atlas VPN elaborou um estudo e chegou à conclusão que a Microsoft está a ser alvo de um número recorde de esquemas de phishing. As temáticas abordadas são sempre o Windows 11, Windows 10, Outlook e Word, uma vez que são dos produtos mais utilizados. De facto, até conseguem bater os esquemas a envolver o WhatsApp, PayPal e Amazon. Na prática 36% das ameaças utilizam o nome da Microsoft para tentarem enganar os utilizadores e o pior de tudo é que há pessoas a cair nisto.

Microsoft Windows ou Office

Neste momento a maioria das pessoas já sabe em que consiste um esquema de phishing.

No entanto, se não está a par, é uma ameaça em que uma pessoa se faz passar por outra. Isto para tentar obter dados como nomes de utilizador, passwords e outras informações. Para que tenha sucesso são utilizadas várias abordagens. Ou que ocorreu um ataque e é necessário confirmar-se uma informação, ou então que uma determinada conta deixou de estar atualizada e é necessário seguir-se um link para que tudo continue a funcionar.

Mas há outro aspeto muito curioso. É que logo a seguir à Microsoft há outra coisa que faz os ataques de phishing terem sucesso. É a utilização de serviços de streaming ilegal como chamariz.

A utilização destes serviços aumentou devido à pandemia de coronavírus já que as pessoas que estiveram em casa precisaram de algo para se entreter. Assim recorreram, em alguns casos, a sites ilícitos para aceder ilegalmente a filmes e outros conteúdos de graça.

De acordo com a Atlas VPN, cerca de 13,6% dos ataques de phishing em 2021 deveram-se a sites de streaming ilegais. Já em terceiro lugar estão as questões ligadas à Covid-19. Tais esquemas envolveram e-mails falsos que “ofereciam” às pessoas um registo preferencial para a vacina do coronavírus.

Outros esquemas de phishing muito populares em 2021 utilizaram a Amazon, PayPal, WhatsApp, Facebook e muito mais.

Se recebeu um e-mail que acha que é um esquema de phishing, mas não tem 100% de certeza pode simplesmente entrar em contacto com a organização em questão para verificar se é um contacto oficial.

Embora isto leve algum tempo, é muito pior sermos vítimas de um esquema que nos pode custar muito dinheiro. Isto devido ao roubo das nossas informações pessoais.

Para além de roubar informações sensíveis, como nomes de utilizadores e palavras-passe, os esquemas de phishing podem levar ao roubo de dados bancários, o que pode levar a que perder muito dinheiro.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também