Quem é que nunca jogou Solitário ou Minesweeper num PC Windows? São jogos clássicos de qualquer uma das versões do SO da Microsoft! Especialmente nas suas versões mais antigas.
Dito tudo isto, caso não saiba, o solitário chegou ao Windows há mais de 25 anos… No entanto, a sua missão nunca foi ser apenas mais um jogo! Ao fim ao cabo, este simples mas divertido jogo teve a missão de ensinar os utilizadores da altura a mexer no rato.
Gosta de jogar solitário no PC? A Microsoft tinha um objetivo escondido com o jogo!
Portanto, se por acaso pensava que o Solitário e o Minesweeper foram adicionados ao Windows na altura por serem programas simples e leves… Está completamente enganado! Tanto um como o outro foram desenhados para passar algumas ‘skills’ aos utilizadores. Tudo de forma a adaptá-los a uma nova realidade de computadores pessoais. Que na altura se estavam a afastar das linhas de comandos.
Por exemplo, no caso do solitário, que chegou originalmente ao Windows em 1990. A sua grande missão era fazer com que os jogadores/utilizadores do PC aprendessem a mexer no rato.
Ou seja, foi um jogo que chegou ao mercado com o objetivo de ensinar e a adaptar quem estava habituado a utilizar linhas de comando. A utilizar o agora famoso periférico. Afinal de contas, haverá melhor forma de perceber como o rato funciona, do que clicar e arrastar cartas durante horas? Uma aposta acertada, mas que acabou por também servir de escape para muito boa gente que deveria estar a trabalhar, mas preferiu jogar Solitário.
Entretanto, o Minesweeper também teve uma missão muito similar, ao ensinar o conceito de botão direito e botão esquerdo do rato.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Fazia ideia? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!