Microsoft Teams acaba de ganhar uma novidade no Android e iOS!

Está a chegar um novo update para o Microsoft Teams destinado ao Android e ao iOS que chega com uma funcionalidade muito útil. Na prática permite ler variados conteúdos e isto pode facilitar muito a vida aos utilizadores. Ler de viva voz era algo que já está disponível na aplicação para computadores. Agora eis que chega tanto ao Android como ao iOS.

Microsoft Teams acaba de ganhar uma novidade no Android e iOS!

O Microsoft Teams utiliza tecnologias avançadas para ler alto os posts, chats, mensagens e tarefas. Mas atenção porque isto apenas está disponível para conteúdo nativo do Teams. Isto significa que não vai ser possível ler a viva voz ficheiros do PowerPoint ou do Word.

Entretanto isto não é algo particularmente novo para a Microsoft. No ano passado, o Microsoft Edge (Chromium) também recebeu esta novidade e até ferramentas gramaticais. Lembro que tudo isto é alimentado pelo motor de inteligência artificial da Microsoft.

Para além deste sistema de leitura, os utilizadores do Microsoft Teams também vão poder, em breve, ver todas as reuniões e eventos para o dia, de modo a saberem com rapidez se estão ocupados ou livres.

Olhando para a descrição publicada no roadmap, parece que a Microsoft está a tentar melhorar a interface do calendário para que tudo se torne mais simples.

Mas há mais novidades a chegar. A Microsoft tem vindo a testar uma nova experiência de partilha no Teams para o Windows 10 e macOS. Ficámos a conhecer esta novidade em Janeiro e depois em Abril. Agora eis que esta novidade no Teams está disponível para todos. Já a encontrou na sua aplicação?

Microsoft Teams: acabou de chegar uma novidade! Já a encontrou?

Esta novidade surge a pensar nas versões desktop e permite aos utilizadores acederem com rapidez às opções de partilha a partir do menu de topo. Entretanto, a nova opção agora na parte superior, permite fazer tudo o que fazíamos antes.

A diferença é, de facto, a interface do utilizador otimizada para uma maior acessibilidade. A Microsoft melhorou tanto este sistema que os utilizadores até podem encontrar mais facilmente aquilo que necessitam de partilhar. Como se pode ver na imagem abaixo, esta nova interface surge numa janela onde ainda estão as opções antigas.

Por exemplo, os utilizadores podem partilhar o ecrã, janela, conteúdo do Whiteboard e Powerpoint.

Mas vamos olhar mais especificamente para os modos de partilha.

Ecrã: esta opção permite partilhar o ecrã total. Entretanto se tiver dois monitores vai poder vê-los listados no novo sistema de partilha.

Janela: pode selecionar a opção para ver uma lista de janelas que tem aberta e selecionar uma delas para iniciar a partilha.

Powerpoint Live: Na prática permite partilhar um ficheiro Powerpoint. Mas vamos explicar-lhe como isto funciona.

Com o PowerPoint Live não necessita de partilhar o seu ecrã com a audiência. Pode dar um clique no botão e apenas ela é mostrada. Isto é bom para evitar problemas com a partilha repentina do ecrã. Podemos ter aberto algo que não queiramos partilhar. O melhor de tudo é que podemos navegar entre outras apps, esconder informações sensíveis e ainda assim conduzir a apresentação.

Com esta novidade pode aceder ainda ao chat e à apresentação ao mesmo tempo no Teams. Ou seja, não vai perder nada durante a apresentação. Também pode aproveitar funções avançadas com notas laterais e outras.

Microsoft Teams Powerpoint

Para além disso, quem está a assistir pode interagir com conteúdos na apresentação.

Por exemplo, pode dar um clique em hiperligações e vídeos e consumir os conteúdos ao seu ritmo.

No mês passado, a Microsoft disse que a integração do PowerPoint Live pode redefinir a experiência de apresentação e cativar mais os utilizadores.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também