Já ouviu falar da API DirectStorage? É uma tecnologia que a Microsoft tem vindo a desenvolver dentro do seu ecossistema de jogos, por sua vez capaz de reduzir de forma muito significativa os tempos de loading de todo e qualquer jogo compatível. Uma tecnologia que primeiramente olhou apenas e unicamente para os mais rápidos SSD NVMe, mas que agora também faz olhos gulosos para os velhos, mas ainda tão utilizados HDDs.
Sim, o velho disco rígido também vai conseguir usufruir de melhorias nos tempos de loading! Tudo graças à nova versão 1.2 da API DirectStorage.
Microsoft também vai aumentar desempenho dos velhos HDD
Portanto, apesar do sucesso do SSD nos tempos que correm, a verdade é que ainda temos muita consola, e computadores, a ter como base o velho disco rígido (HDD).
Por isso, depois de algumas versões incapazes de tirar partido do uso de um HDD num PC ou Consola. Devido ao facto de o DirectStorage precisar de aceder a ficheiros em modo ‘Unbuffered’. A nova versão vai permitir aumentar o desempenho de máquinas baseadas neste tipo de armazenamento! Como? Ao permitir acesso direto aos dados de jogo, e também descompressão de dados mais complexos a partir do próprio GPU.
Curiosamente, o novo DirectStorage 1.2 também vai ser capaz de avisar o sistema, se porventura algum ficheiro for incompatível com a descompressão via GPU, e precisar da ajuda do CPU. Se isto acontecer, o jogo é capaz de ajustar a qualidade gráfica, como é o exemplo da resolução das texturas. Isot de fora a compensar essa baixa na performance de descompressão, sem afetar os tempos de carregamento reduzidos.
Em suma, depois de ser uma tecnologia exclusiva dos SSD NVMe. O DirectStorage já é compatível com aparelhos AHCI, SSD Sata, e agora, também chegou aos discos mecânicos HDD. Um desenvolvimento incrível por parte da Microsoft!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!