Microsoft quer uma IA mais poderosa que o ChatGPT! Mas…

Durante o dia de ontem, a Microsoft fez um anúncio surpresa onde explicou alguns dos seus planos para o futuro imediato. Uma clara resposta à autêntica loucura que a Inteligência Artificial tem trazido para cima da mesa da Internet, mais concretamente, uma resposta ao ChatGPT.

O que significa isto? Bem, a Microsoft tem agora uma parceria com a OpenIA, a responsável pelo ChatGPT, de forma a aproveitar o avanço da ferramenta IA nestas últimas semanas. Mas os planos são bem mais ambiciosos. Afinal de contas, a Microsoft tem planos para implementar um IA ainda mais poderoso, mais competente, e por isso mais interessante, no seu Bing.

Porém, é algo que pelos vistos vai ser exclusivo do ecossistema Microsoft, o que na minha mais honesta opinião, é um tiro no pé, e um entregar do ouro ao bandido (neste caso a Google).

Microsoft promete uma IA mais poderosa que o ChatGPT! (mas…)

chatGPT. ChatGPT emprego

Portanto, além da parceria com a OpenIA, a Microsoft também quer implementar uma nova tecnologia conhecida como LLMs (Large Language Models) no seu motor de pesquisa Bing. Porquê algo completamente novo, em vez de implementar partes do ChatGPT? Bem, o ChatGPT não é nada de especial para as necessidades reais dos consumidores.

É por isso que a Microsoft quer implementar o seu próprio projeto, denominado de Modelo Prometeus, com o uso da tecnologia LLM, para mudar o paradigma da pesquisa. O que muda?

Bem, o Prometeus (Prometheus) vai ser capaz de oferecer resultados de pesquisa extremamente fidedignos, permite um input de até 1000 palavras no chat, e vai também ser capaz de aprender de forma ainda mais poderosa, com os seus próprios erros. Aliás, evitar erros é mesmo a palavra de ordem para a Microsoft. Caso o motor de busca não saiba a resposta, a Inteligência Artificial não vai “inventar” algo, como o ChatGPT faz. Vai enviar o utilizador para os sítios onde a resposta vai estar, como é o exemplo da Leak.pt.

Porém, como dissemos em cima, a Microsoft está a planear fechar esta funcionalidade dentro do seu ecossistema. Ou seja, vai obrigar ao uso do Bing, dentro do navegador Edge. Isto é inteligente por um lado, e parvo por outro. É que a grande maioria dos utilizadores tem o Chrome instalado no seu PC, e também tem o Chrome instalado no seu smartphone, completando assim o seu ecossistema de utilização.

Será que os utilizadores vão abandonar a Google, que também está prestes a implementar o seu IA Bard, pelo Prometeus? Eu diria que não… Mas vamos ver!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também