Microsoft PowerToys Windows têm uma grande novidade!

Os PowerToys da Microsoft são uma espécie de canivete suiço para o Windows. Isto porque disponibilizam diversas ferramentas adicionais que nos podem livrar de verdadeiras embrulhadas. Agora os Microsoft PowerToys para o Windows 11 e Windows 10 acabam de ganhar uma grande novidade que nos vai ajudar a resolver alguns problemas. Na prática é algo chamado “File Locksmith”. Na prática o que faz é indicar quais os ficheiros que estão em utilização e devido a que processo.

Microsoft PowerToys Windows têm uma grande novidade!

Já lhe aconteceu querer apagar um determinado ficheiro e não ser possível? Isto porque ele está em utilização por um determinado processo? É exatamente isto que a mais recente novidade das PowerToys vem resolver.

Até hoje, não era possível apurar que processo específico estaria a utilizar um ficheiro no Windows. Embora o Gestor de Tarefas permita eliminar processos, não dizia quais os ficheiros que estavam associados. Assim por esse motivo não era possível apagar alguns ficheiros do computador. Agora é tudo mais simples.

A função de bloquear a eliminação é algo incorporado no Gestor de Ficheiros e que vem ativada por defeito para reduzir falhar nas aplicações. Ainda assim por vezes é irritante. É que depois limita várias tentativas de eliminar ficheiros que não são necessários para nada. O File Locksmith verifica todos os processos de execução e diz quais os ficheiros que estão a ser utilizados.

Microsoft PowerToys Windows

Entretanto como pode ver na imagem acima, a funcionalidade está facilmente disponível através do menu de contexto. Pode selecionar qualquer ficheiro ou pasta e clicar no botão direito e depois na opção What’s using this file para saber exatamente quais os processos que estão a usar o ficheiro.

Microsoft PowerToys Windows

De facto, isto pode ser muito útil para eliminarmos ficheiros utilizados por aplicações desconhecidas que não se podem fechar à força. No entanto, a funcionalidade File Locksmith ainda não é perfeita. Como tal não pode ser utilizada para aceder a processos que pertençam a um utilizador diferente. Ainda assim podemos passar bem sem isto.

Veja aqui como instalar as PowerToys.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também