Microsoft volta atrás e OneDrive deixa de irritar utilizadores!

Entre 1 e 8 de novembro, a Microsoft adicionou uma caixa de diálogo de inquérito experimental ao OneDrive. Assim aparecia quando alguém tentava fechar o cliente de sincronização de armazenamento na cloud. A “funcionalidade” chegou a um pequeno subconjunto de pessoas e desapareceu através de uma atualização do lado do servidor devido a comentários.

Microsoft volta atrás e OneDrive deixa de irritar utilizadores!

O site Neowin reportou pela primeira vez que a Microsoft tinha adicionado um inquérito no Windows 11 quando os utilizadores tentavam fechar o cliente de sincronização do OneDrive. O pop-up, adicionado ao Windows em algum momento de novembro, perguntava por que gostaria de fechar o OneDrive. Supostamente aparecia sempre que se fechava a aplicação.

O pop-up não é realmente inútil. Isto porque simplesmente avisa que os ficheiros na pasta OneDrive não serão sincronizados. Ou então que não será feito o backup se fechar a aplicação. O objetivo secundário do OneDrive é fazer cópias de segurança de ficheiros para a cloud. Depois sincronizá-los entre dispositivos. Assim é um aviso é suficientemente justo. O que causou a indignação foi um menu pendente que pede para selecionar um motivo para sair do OneDrive.

Na prática o OneDrive impedia os utilizadores de saírem do cliente de sincronização, a menos que seleccionassem o motivo no menu pendente.

Microsoft confirmou o passo atrás

Numa declaração ao Windows Latest, o porta-voz da Microsoft confirmou que tinha retirado uma “caixa de diálogo [que] apareceu temporariamente para um pequeno subconjunto de consumidores” devido a comentários.

“Entre 1 e 8 de novembro, uma caixa de diálogo apareceu temporariamente para um pequeno subconjunto de utilizadores do OneDrive ao fechar o cliente de sincronização do OneDrive, pedindo feedback sobre o motivo pelo qual escolheram fechá-la. O pedido desapareceu após a recolha de uma amostra suficiente de comentários dos utilizadores.”

Como mostra a captura de ecrã acima, o pop-up do OneDrive oferecia duas opções: Cancelar (que permite que o OneDrive seja executado em segundo plano) ou Sair do OneDrive, o que exige que o utilizador escolha um motivo entre as opções dadas “Não quero que o OneDrive esteja sempre a funcionar”, “Não sei o que é o OneDrive” e “Não utilizo o OneDrive”, entre outras.

O que é mais irritante é que a caixa de diálogo não é uma coisa única, pois apareceria novamente quando você tentasse fechar o cliente.

A Microsoft tem pressionado mais pessoas a usar o OneDrive, e esse pop-up parece fazer parte da estratégia. Com as actualizações de funcionalidades do Windows 11, a Microsoft integrou o OneDrive na aplicação Definições e até no Explorador de Ficheiros.

Não sabemos porque é que a Microsoft achou que isto era uma boa ideia, mas outras empresas seguem práticas semelhantes.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também