Caso não saiba, apesar do facto de ser uma ferramenta utilizada diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo, o Microsoft Office é também um dos pontos mais comuns de entrada de malware nos nossos computadores.
Por isso, de forma a mudar um pouco o paradigma, a Microsoft vai mudar as regras do jogo. Uma mudança que não vai afetar apenas as versões mais recentes do Office! Vai também chegar a versões mais antigas (Office 2021, 2019, 2016, e 2013), com vários anos de mercado, de forma a promover um ecossistema mais seguro, para todos.
Microsoft Office vai começar a bloquear Macros ‘da net’
Portanto, quem é que não gosta de uma boa ‘Macro‘? (Uma sequência automática que imita cliques do rato ou teclas do teclado, para fazer uma certa ação pré-determinada.)
Mais concretamente, Macros são processos automáticos que os utilizadores podem adicionar aos ficheiros do Microsoft Office. Tem sido uma porta de entrada para todo o tipo de malware, com um potencial massivo. Afinal de contas, pode posteriormente ser enviado, a partir de um ficheiro aparentemente fidedigno, em massa, para um grande número de utilizadores.
Pois bem, a partir de agora, a Microsoft vai introduzir uma nova camada de segurança na sua suíte de produtividade, ao não permitir a ativação de macros de forma automática. Assim, a partir de agora, os utilizadores vão receber uma mensagem de aviso, a pedir a confirmação, antes de estas ficarem 100% ativas.
Entretanto, a mudança vai chegar primeiramente ao Office 365, e irá ser acrescentado às restantes suítes ao longo do tempo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!