É verdade que o Microsoft Office continua a ser o pacote de produtividade mais utilizado do Windows. Isto não é de estranhar porque até aqueles que não querem pagar, podem utilizá-lo online de uma forma totalmente grátis. No entanto, há muitas pessoas a procurarem alternativas que possam estar instaladas no computador de forma totalmente gratuita e sem dores de cabeça provocadas por licenciamentos complicados. Nas próximas linhas vamos dizer-lhe quais as melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Office que deve levar em consideração.
Microsoft Office: as três melhores alternativas grátis!
LibreOffice
O LibreOffice parece reunir as preferência dos leitores da Leak. De facto, sempre que falei do Office nos comentários recebemos várias mensagens a dizerem que devíamos experimentar esta alternativa. Assim faz todo o sentido que surja no topo da lista. Ora este pacote de produtividade é gratuito. Entretanto temos um processador de texto, folha de cálculo e software de apresentação.
Embora o LibreOffice utilize o formato ODF (OpenDocument) ainda suporta uma série de outros tipos de formato, como os utilizados pelo Microsoft Office e isto é uma grande mais valia. Este software é muito usado nas distribuições Linux. No entanto, também está disponível para Windows e para Mac OS. Há até um visualizador LibreOffice para Android.
Entretanto se sentir que falta alguma coisa pode adicionar funcionalidades extra ao LibreOffice através de extensões disponíveis no site. Assim, por exemplo, modelos extra para os documentos.
Está disponível para download aqui.
Free Office – a alternativa grátis talvez mais parecida com o Microsoft Office
Eu diria que este é talvez o mais semelhante ao Microsoft Office e tem a vantagem de ser grátis, tanto para usar em casa, como no trabalho. É desenvolvido tanto para Windows como Linux, e oferece uma versão básica para utilizadores Android.
O pacote de produtividade é totalmente compatível com todos os formatos Microsoft Word, Excel e PowerPoint. Isto significa que não só pode visualizar, mas guardar ficheiros em formatos como DOCX, XLSX e PPTX. Também suporta tipos de ficheiros mais antigos, como PPT e XLS.
Este ano o Free Office recebeu uma atualização que permite trabalhar com menus modernos ou clássicos. Isto para que cada um adapte as aplicações ao seu gosto pessoal.
Está disponível para download aqui.
WPS Office
O WPS Office foi lançado em 2016 pela empresa chinesa Kingsoft e ao contrário das que já falei aqui está disponível em duas versões. Uma grátis e outra paga. A grátis permite ao utilizador utilizar todas as aplicações, inclusivamente o conversor grátis do PDF para Word. Disponibiliza ainda 1GB de espaço gratuito na cloud para quem usa iOS e PC. No entanto há um problema. Tem publicidade.
Para não a ter tem mesmo de optar para o nível premium. Parece também ser mais pesado que os outros. Dito isto, não o recomendaria como a primeira escolha. Ainda assim é sempre uma alternativa.
Está disponível para download aqui.
Qual o melhor?
Aqui depende muito do gosto do utilizador. A grande dúvida está sem dúvida entre os dois primeiros. É que ambos são grátis e fáceis de utilizar. Se está mais habituado ao Office da Microsoft, então talvez o FreeOffice seja o mais parecido. No entanto, se as semelhanças não são a sua preocupação então opte pelo LibreOffice.
Entretanto o que acha destas alternativas gratuitas ao Microsoft Office? Acha que falta alguma na lista? Conte-nos tudo nos comentários.
Leia também:
Office 365 grátis: veja como o pode conseguir agora mesmo!
Microsoft 365 ou Office 2019: saiba qual a melhor versão para si!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!