Microsoft mata Windows 10 e obriga a salto para o 11!

A Microsoft está numa campanha séria para levar as pessoas para o Windows 11. Assim para além de ter acabado com o Windows 10 está agora a bombardear as pessoas com anúncios que ocupam todo o ecrã. Esta é sem dúvida a forma mais eficaz de colocar as pessoas no Windows 11. No entanto pode acabar por irritar muitos utilizadores. Mas será uma boa ideia uma campanha poderosa que obriga as pessoas a dar o salto para o Windows 11?

Microsoft mata Windows 10 e obriga a salto para o 11!

O site WindowsLatest deu conta que alguns computadores que executam o Windows 10 21H2 e 22H2 receberam o alerta durante o fim-de-semana. Parece haver um aumento de solicitações indesejadas desde a instalação da atualização de janeiro de 2023, mas um dos nossos dispositivos encontra-se no Patch de agosto de 2022, e também começou a mostrar o pop-up, o que sugere que os alertas estão ligados a atualizações do lado do servidor e não ao Patch Tuesday.

Este novo pop-up assemelha-se à primeira experiência de arranque do Windows 11. Assim a notificação tenta lembrar os utilizadores que o seu dispositivo desbloqueou a oferta de “upgrade gratuito” e é elegível para uma experiência de upgrade suave onde podem continuar a utilizar o Windows 10 enquanto o Windows 11 descarrega em segundo plano.

Pode clicar no botão “Get it” para iniciar o download ou selecionar o segundo botão para agendar o download mais tarde. Há outra opção que permite “manter o Windows 10”.

obriga Windows 11

No entanto há uma questão. É que o pop-up não desaparece quando se dá um clique na opção Manter o Windows 10. Escolhendo outras opções que não seja aquela que a Microsoft quer também nos faz andar para trás e para a frente.

No fim de tudo lá acabamos por conseguir declinar a atualização e recebemos uma nova janela de confirmação a dizer que vamos ficar no Windows 10.

Há alguma forma de não recebermos isto?

Sim, basta recorrermos a uma aplicação chamada O&O ShutUp10++. Permite fazer isto e muito mais. Está disponível aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também