Microsoft está farta do Copilot. Será que faz sentido?

A Microsoft foi uma das primeiras grandes empresas a adotar inteligência artificial nos seus produtos, sendo exatamente por isso que temos tido tanta coisa a dizer sobre o Copilot do Windows 11.

Sabe o que é isto? Este é o motor IA da Microsoft, tendo como base muita da tecnologia que a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, tem para oferecer. (Isto porque a Microsoft tem vindo a investir mãos cheias de milhões de euros na OpenAI, não só para levar a tecnologia para a frente, mas também para ter a capacidade de a integrar nos seus serviços).

Mas, passados tantos meses, e inclusive depois de uma forte aposta em computadores Copilot+, tudo indica que a gigante Norte-Americana chegou à conclusão de que este não é o caminho.

É preciso uma forma de chamar o sistema mais “banal”. Por isso, apesar do nome Copilot até fazer algum sentido, visto que a Microsoft quer passar a ideia de que temos um colega de equipa sempre pronto a ajudar no dia-a-dia. Tudo indica que vai ter de desaparecer, ou pelo menos ficar num panorama mais secundário.

Microsoft está farta do Copilot. Mudança de estratégia! Mas não será demasiado tarde?

remover função do Windows

Portanto, em uma altura em que se começa a falar cada vez mais do Windows 12, que por sua vez deverá fazer um trabalho muito superior na implementação de funcionalidades IA no dia-a-dia dos utilizadores.

Eis que também aparecem os primeiros rumores a apontar para uma Microsoft pronta a mudar a forma como o Copilot funciona. Ou melhor, a Microsoft quer mudar a importância deste nome, para adotar algo muito mais lógico, e por isso reconhecível.

No fundo, a Microsoft quer deixar de utilizar este nome, para adotar Windows Intelligence. O que parece ser uma estratégia muito similar à da Apple com os seus iPhone.

Curioso, porque a Microsoft já utilizou este nome no passado, porém para atualizações de cibersegurança.

Ainda assim, é algo pode fazer algum sentido, visto que não é apenas um nome… A Microsoft quer IA em tudo o que oferece! Como tal, o Copilot pode passar a ser um “serviço” do Windows Intelligence, em vez de ser conhecido como todo o sistema de IA da gigante Norte-Americana.

Mas… Não será demasiado tarde? Ou os utilizadores ainda não fazem ideia daquilo que é o Copilot, e como tal, é melhor ideia começar a apostar em algo que grite “IA”? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também