Três razões para mudar para o Microsoft Edge em 2024

O Microsoft Edge vai receber uma grande atualização em 2024, com várias funcionalidades interessantes, incluindo o suporte para o formato de ficheiro de imagem AV1 (AVIF), a capacidade de guardar fotogramas de vídeo (tirar capturas de ecrã do vídeo na sua resolução original) e uma nova forma de arrastar e largar links para os abrir imediatamente num novo separador.

Três razões para mudar para o Microsoft Edge em 2024

Num post no Mastodon, um programador do Microsoft Edge confirmou que a versão 121 do browser suportará a descodificação de conteúdos AVIF de forma nativa. O AVIF é um dos formatos de imagem da próxima geração, e organizações como a Alliance for Open Media defendem ativamente o formato de imagem.

O Chrome tem suporte para AVIF desde a versão 85, e a Microsoft está finalmente a trazê-lo para o Edge após um longo atraso. O AVIF é significativamente mais pequeno do que o JPEG ou o WebP, e acredita-se que reduz o consumo geral de dados. Com o suporte nativo de AVIF, o Edge poderá reduzir o consumo de largura de banda e carregar mais rapidamente as páginas que utilizam AVIF.

Microsoft Edge AVIF

Fonte: WindowsLatest

Como se pode ver na captura de ecrã acima, o Microsoft Edge Canary já suporta AVIF e pode abrir as imagens corretamente. Graças ao trabalho feito pelos programadores do Chromium, o Microsoft Edge agora pode salvar quadros de vídeo.

Gravar frames de vídeos

Fonte: WindowsLatest

Esta função é ativada por defeito no Edge Canary e pode ser ativada com um clique no botão direito do rato em qualquer vídeo. No YouTube, pode ser necessário clicar duas vezes com o botão direito do rato para ver o menu de contexto acima, que tem duas opções – Guardar fotograma de vídeo como… e Copiar fotograma de vídeo.

A opção “Guardar fotograma de vídeo como…” permite-lhe guardar o fotograma de vídeo selecionado no formato e localização de ficheiro que preferir. Por outro lado, a opção “Copiar o fotograma de vídeo” simplesmente copia o fotograma para a área de transferência e depois pode guardá-lo manualmente.

Super arrastar e largar

A Microsoft está a adicionar uma nova funcionalidade “Super arrastar e largar” ao Edge, simplificando a forma como os utilizadores interagem com ligações e texto.

Fonte: WindowsLatest

Longe vão os dias em que era necessário arrastar links para a barra de separadores e manter premido o botão do rato para os abrir num novo separador.

Com o ‘Super Arrastar e Largar’, basta arrastar o link para o lado. Isso abrirá o link no navegador em uma nova guia.

A Microsoft ainda está a testar a funcionalidade, e pode activá-la indo a `edge://flags` e procurando por ‘Super Drag Drop’.

Pode personalizar o comportamento de arrastar e largar nas definições do Edge > Super Arrastar e Largar. A partir daí, pode escolher se o novo separador abre em primeiro plano ou em segundo plano.

Quando o fundo é selecionado, as ligações abrem num novo separador, mas o utilizador permanece no separador atual. Por outro lado, a opção de primeiro plano muda o foco do separador atual para o novo separador aberto através de um gesto de arrastar e largar.

Para além destas melhorias, o Microsoft Edge está a receber suporte para o design Mica no Windows 11.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também