O Defender da Microsoft sempre foi visto como uma solução eficaz mas de segunda linha. Tem a vantagem de ser grátis e não termos de comprar qualquer outro antivírus à parte. No entanto, este fabricante quer mudar as coisas. Dito isto, quer colocar o Defender como a solução principal nos PCs de todos os utilizadores. Será que esta nova jogada da Microsoft e sobretudo a nova função do Defender pode deixar os fabricantes de antivírus em risco? Alguns analistas consideram que sim.
Microsoft Defender aperta ao certo aos fabricantes de antivírus
O Defender está cada vez mais completo. Isso é inegável. As funções têm chegado a um ritmo relativamente célere e isso é a melhor forma de conquistar utilizadores. Agora chegou uma novidade de forma silenciosa que permite que o Microsoft Defender bloqueie controladores perigosos (ou pelo menos vulneráveis) antes de eles serem instalados no sistema e poderem fazer mal ao computador.
Esta novidade foi revelada por um dos responsáveis de segurança da Microsoft no Twitter. Nesse mesmo tweet é possível vermos as novas opções na janela de definições do Windows.
A nova função chama-se Microsoft Vulnerable Driver Blocklist e é o tal nome bonito que protege as pessoas de maus controladores. Entretanto há outro pormenor interessante. É que a Microsoft disponibiliza um botão de ligar e desligar que permite ativar ou desativar esta função.
Parece estranho que a Microsoft esteja a focar-se tanto nos drivers. Assim, pelo menos, para os utilizadores que consideram que a maioria dos perigos estão nas páginas web. No entanto isto não pode estar mais longe da verdade. É que os drivers têm acesso a muitos elementos base do sistema e podem criar muito mais problemas e de forma mais rápida.
Ninguém está livre de lançar drivers com problemas
Em Janeiro de 2021, lembro que a Nvidia teve de lançar rapidamente correções para várias falhas que podiam levar estranhos a controlarem completamente o nosso computador.
Com esta função não há dúvida que o Microsoft Defender fica ainda mais poderoso e começa a apertar o certo aos outros fabricantes antivírus. Assim resta agora vermos como é que esta função se vai comportar nos testes de segurança como os elaborados pela AV-TEST.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!