Como deve saber, o seu PC Windows já tem um antivírus integrado, gratuito, que verdade seja dita, nem é mesmo nada mau (link). O que talvez não saiba, é que a Microsoft já ‘dá’ o antivírus, com os seus sistemas operativos, desde os tempos do MS-DOS, dos distantes anos 90.
O antivírus já mudou de nome, e de estilo, várias vezes nos últimos 20~30 anos, sendo agora conhecido como Microsoft Defender. Contudo, de forma curiosa, a sua implementação atual é muito similar à do AntiSpyware originalmente lançada em 2005 pela gigante Microsoft.
Mas o que aqui interessa, é que de forma muito resumida, o Windows tem sempre um antivírus ativo, completamente de borla! No entanto, num anúncio muito recente, muito boa gente ficou a pensar que a Microsoft está a pensar remover o software do Windows, ou então, pedir dinheiro por ele. Será que as coisas são bem assim?
Microsoft Defender: O Antivírus grátis do Windows, vai passar a ser pago? Não! Pelo menos não o que usa no Sistema Operativo.
Portanto, quer se goste quer não, da proteção da Microsoft, esta sempre foi 100% gratuita. No entanto, muito boa gente ficou com a pulga atrás da orelha depois do recente anúncio do Microsoft Defender para Individuos. Afinal de contas, esta nova suite apenas se encontra disponível no pacote Microsoft 365, que claro está, é uma subscrição paga.
Mas calma! A ideia por detrás do novo Microsoft Defender é levar a proteção que já temos no nosso SO Windows, a outras plataformas. Ou seja, vai ser possível ter acesso ao Windows Defender noutros ecossistemas, como é o caso do Android, macOS e até iOS. Isto não muda o estatuto do Windows Defender que tão bem conhecemos! Este continua a ser uma proteção integrada, e completamente gratuita. Sabe porquê? Porque o Windows Defender traz todo um nível de segurança para o ecossistema da Microsoft, uma espécie de Imunidade de Grupo.
Ao fim ao cabo, se todos os PCs ligados à Internet tiverem uma camada de proteção, por mais simples que esta seja. A vida dos atacantes fica bastante mais complicada, sendo extremamente mais complicado espalhar vírus e aproveitar vulnerabilidade.