Microsoft vai corrigir o bug que muda o nome das impressoras

A Microsoft está finalmente a investigar (oficialmente) um bug que muda acidentalmente o nome a todas as impressoras e dispositivos ou serviços relacionados para o modelo HP LaserJet M101-M106. Numa declaração e documentação atualizada, a Microsoft confirmou que tem conhecimento dos relatórios, mas não acredita que a HP seja a culpada.

Microsoft vai corrigir o bug que muda o nome das impressoras

Como tínhamos referido na Leak, o site Windows Latest descobriu anteriormente que uma atualização disponibilizada via Windows Update tinha mudado o nome a algumas impressoras. Nisto inclui-se também o Print to PDF ou o XLS Document Viewer da Microsoft, para HP LaserJet M101-M106. Como resultado, a Microsoft Store também instalou uma “aplicação HP Smart” em todos os dispositivos, independentemente do fabricante.

Agora a documentação e declaração da Microsoft ao Windows Latest afirma que o gigante da tecnologia está a investigar os relatórios e a trabalhar com os parceiros numa possível solução alternativa. Embora não esteja claro como um metadado incorreto foi lançado através do Windows Update, a Microsoft confirmou que acredita que a culpa não foi da HP.

“As nossas investigações indicam que este problema não é causado por uma atualização da HP”, afirmaram os responsáveis da Microsoft.

Isto sugere que a Microsoft lançou uma atualização com metadados incorretos. Ou então trata-se de um erro semelhante através do Windows Update, o que causou a confusão de etiquetas.

Se o seu dispositivo recebeu a atualização com erros dos servidores da Microsoft, a sua impressora muda para HP LaserJet M101-M106. Este é um modelo específico, confirmando observações anteriores de que o problema de designação tem algo a ver com metadados ou com a forma como o Windows obtém informações sobre o hardware.

O seu dispositivo pode ter problemas quer utilize ou não uma impressora.

Esta falha no Windows 11 ou 10 não causa problemas no funcionamento, propriamente dito, mas pode afetar as aplicações de impressora fornecidas pelo fabricante. Assim a impressora, uma vez que esta aparecerá como um dispositivo HP na aplicação.

“Se for este o caso, algumas ou todas as funções alargadas poderão não funcionar”, alertou a Microsoft.

A Microsoft pretende publicar uma correção para o bug de renomeação da impressora no Windows 11.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também