Microsoft mais agressiva com o upgrade para o Windows 11

O Windows 10 está a aproximar-se do fim do suporte. Assim a Microsoft quer que todos comecem a utilizar o Windows 11 o mais rapidamente possível. Após a atualização cumulativa do Windows 10 de maio de 2023, mais e mais utilizadores se têm queixado de anúncios de ecrã total que oferecem a atualização para o sistema operativo mais recente. Ou seja, a Microsoft definitivamente está mais agressiva com o upgrade para o Windows 11, possa ou não possa mudar.

Microsoft mais agressiva com o upgrade para o Windows 11

A Microsoft quer que todos mudem para o Windows 11. Isto pode estar relacionado com o fim da vida útil do Windows 10 21H2. Para quem não sabe, o suporte do Windows 10 21H2 termina a 12 de Junho, e o gigante da tecnologia lembrou os utilizadores de atualizarem para uma versão suportada do Windows.

Como parte da campanha, a Microsoft começou novamente a exibir anúncios do Windows 11 no Windows 10. O anúncio que cobre todo o ecrã aparece quando liga o seu computador e afirma que a oferta de atualização gratuita do Windows 11 está agora desbloqueada para o dispositivo e pode obtê-la agora mesmo.

Queira ou não queira é convidado a mudar

Como pode ver nas capturas de ecrã tiradas pelo site Windows Latest, aparece um anúncio intrusivo quando os utilizadores ligam os seus dispositivos. Ao rejeitar ou tentar escapar à oferta de atualização do Windows 11, ser-lhe-ão apresentadas páginas que descrevem os benefícios da atualização para o Windows 11.

Estas incluem uma interface mais fácil de utilizar. Também funcionalidades de segurança melhoradas. Ao mesmo tem acesso a melhor desempenho e maior produtividade. A Microsoft também destaca a experiência de jogo no Windows 11, afirmando que oferece a mais vasta gama de títulos e capacidades gráficas realistas.

O anúncio enfatiza também que o Windows 11 traz uma nova aparência. Isto com uma navegação mais eficiente e a capacidade de fazer mais rapidamente. Os utilizadores que optarem por continuar a utilizar o Windows 10 têm a garantia de que ainda podem atualizar gratuitamente para o Windows 11 a qualquer momento através da página do Windows Update nas Definições.

Entretanto o anúncio em ecrã completo surge como parte da estratégia da Microsoft para promover o Windows 11, apresentando-o como uma opção de atualização perfeita e facilmente acessível para os utilizadores existentes do Windows 10.

Se quiser rejeitar este anúncio agressivo, tem de encontrar e clicar na ligação “Manter o Windows 10” na parte inferior do ecrã.

Não se pode bloquear os anúncios do Windows 11!

Estes anúncios continuam a aparecer após algumas atualizações cumulativas, e é impossível “desligar” os banners permanentemente.

Para além dos anúncios de atualização do Windows 11, a Microsoft continua a mostrar outros que promovem os serviços do Microsoft 365 em dispositivos com Windows 10. Assim o anúncio “Vamos acabar de configurar o seu dispositivo” sugere que os utilizadores devem ligar-se a serviços adicionais da Microsoft para melhorar a sua produtividade e segurança em todos os dispositivos.

Entretanto o anúncio destaca várias funcionalidades. Uma delas é o Windows Hello. Mas temos também a ligação entre telefones e PCs dos utilizadores, entre outras.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também