A Micron Technology anunciou hoje que a MediaTek Inc. já validou a sua nova memória DRAM LPDDR5X (low-power double data rate 5X), para o uso com o novo SoC topo de gama Dimensity 9000 5G.
Um SoC, que ao que tudo indica, vai dar muito que falar na próxima geração de aparelhos topo de gama do ecossistema Android. Mas vamos por partes.
Micron e Mediatek foram as primeiras a validar a nova RAM LPDDR5X
Portanto, a Micron é a primeira fabricante de semicondutores a amostrar, e validar, a memória mobile mais recente, e mais avançada da indústria. Aliás, as primeiras unidades desta memória (produzida no nó 1-alpha), já foram enviadas para várias parceiras, onde claro está, temos de salientar a MediaTek, que recentemente anunciou o seu novo SoC Premium Dimensity 9000, baseado no processo de 4nm da TSMC.
Estamos assim a falar de memória ainda mais rápida, sendo capaz de pelo menos chegar aos 7.5 Gb/s, com algumas versões a conseguirem chegar a uns incríveis 8.533 Gb/s. Ou seja, um potencial aumento de 33%, na velocidade, relativamente à atual memória RAM mobile tipo de gama LPDDR5.
São níveis de performance simplesmente fantásticos, e na verdade, necessários, para a quantidade de dados que passa pelos nossos smartphones. Ao fim ao cabo, à medida que as workloads mobile sobem de tom, graças aos SoCs cada vez mais potentes, é também necessário ter vias de comunicação igualmente evoluídas.
Em suma… Está pronto para os primeiros smartphones com memória RAM LPDDR5X? Estão mesmo aí à porta.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já está a salivar com a nova tecnologia? Já vamos ter smartphones com este tipo de memória em 2022! Está na expetativa? Ou será que a crise vai continuar a fazer das suas no próximo ano? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!