Caso não saiba, o mundo da memória RAM está prestes a entrar num modo completamente novo, com as duas grandes fabricantes de processadores prestes a saltar para o suporte da nova geração de módulos DDR5. (Tanto a AMD como a Intel deverão trazer o suporte à nova memória na segunda metade do ano de 2021!)
Dito isto, parece que a Micron tem todo o intuito de começar a corrida na frente, visto que ontem anunciou o início dos envios em massa dos novos produtos baseados no processo de produção 1α (1-alpha). Estamos a falar de novos produtos com maiores densidades, melhores consumos, e claro, mais performance! Trifecta!
Micron é a primeira a oferecer RAM com tecnologia 1α
Portanto, a Micron está a dar o tudo por tudo para ser a referência no mundo da produção de chips DRAM. Afinal de contas, não foi assim há tanto tempo que a fabricante impressionou a indústria com a memória GDDR mais rápido do planeta. Bem como os primeiros chips NAND com 176 camadas que tencionam revolucionar o mundo dos SSDs.
Muito resumidamente, para ter noção do salto qualitativo, estamos a falar de uma melhoria de 40% na densidade de memória, em relação ao anterior processo 1z DRAM Node. Um processo que deverá começar a dar vida a todos os produtos DRAM da fabricante ainda este ano. Ou seja, vamos ver estes chips a dar vida a módulos de memória DDR4 e DDR5, bem como todo o tipo de aparelhos mobile e até automóveis.
Aliás, os maiores ganhos deverão estar mesmo na indústria dos smartphones, visto que é possível alcançar velocidades ainda mais altas, bem como maior eficiência, na próxima geração de memória LPDDR5.
Data de Lançamento esperada?
A produção em massa já começou há algum tempo! Começando no imediato com os clássicos chips de memória DDR4, de forma a ir de encontro à procura da Crucial. Entretanto, o processo deverá receber já algumas encomendas de memória para smartphones, com várias introdução já marcadas no calendário, ao longo do ano de 2021.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!