Micro-ondas: o perigo para os humanos chega aos alimentos?

Os micro-ondas são equipamentos muito úteis. Permitem aquecer os alimentos com muita rapidez e poupam-lhe trabalho. No entanto nem todas as pessoas são fãs deste equipamento. Isto porque têm alguns receios relativamente à radioatividade do micro-ondas. Mas será que o perigo para os humanos chega aos alimentos?

Micro-ondas: o perigo para os humanos chega aos alimentos?

Sim, é verdade que os micro-ondas usam radiação para aquecer os alimentos, mas não são de forma alguma os únicos. De facto, todas as formas de cozedura dependem de radiações térmicas que podem ser prejudiciais quando colocadas em contacto direto com o seu corpo, mas não de outra forma.

microondas mitos, micro-ondas comida radioativa

A boa notícia é que a radiação térmica do seu micro-ondas permanece contida no aparelho mantendo as partes externas como portas e pegas frias e isentas do sobreaquecimento comum que encontramos nos fornos e torradeiras tradicionais.

Entretanto a par com esta questão diz-se também que a comida perde os nutrientes tão importantes para o crescimento dos mais novos e para a saúde dos mais crescidos.

A resposta direta é que cozinhar no micro-ondas não afeta a nutrição da sua refeição. Tal como acontece com os métodos tradicionais de cozedura, as mudanças que ocorrem nos alimentos que estão no micro-ondas devem-se à libertação de energia térmica — o que chamamos de calor. Alimentos como arroz cozido e vegetais vaporizáveis são preparados e embalados de forma a selar nutrientes, tornando-os escolhas perfeitas para a cozedura no micro-ondas. Claro que o sobreaquecimento de qualquer alimento vai afetar o seu valor nutricional, mas isso não é exclusivo destes aparelhos.

Quanto ao sabor dos alimentos isto parte um bocado da lógica. Há coisas que não vamos fazer na frigideira. Também há outras que não fazemos no grelhador. O princípio é o mesmo. É preciso percebemos que receitas e pratos podem ser feitas no micro-ondas e quais não devem ser confecionadas neste aparelho.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também