Os micro-ondas são os melhores amigos das pessoas. Sobretudo aquelas que devido ao seu estilo de vida têm a necessidade de preparar refeições com a máxima rapidez possÃvel. De facto, são para muitos o eletrodoméstico número um que têm na cozinha. No entanto, hoje em dia continuam a existir muitos mitos e desinformação acerca deste equipamento. Por exemplo, muito frequentemente diz-se que os micro-ondas tornam a comida radioativa.
Os micro-ondas tornam a comida radioativa?
Sim, é verdade que os micro-ondas usam radiação para aquecer os alimentos, mas não são de forma alguma os únicos. De facto, todas as formas de cozedura dependem de radiações térmicas que podem ser prejudiciais quando colocadas em contacto direto com o seu corpo, mas não de outra forma.
A boa notÃcia é que a radiação térmica do seu micro-ondas permanece contida no aparelho mantendo as partes externas como portas e pegas frias e isentas do sobreaquecimento comum que encontramos nos fornos e torradeiras tradicionais.
Entretanto a par com esta questão diz-se também que a comida perde os nutrientes tão importantes para o crescimento dos mais novos e para a saúde cos mais crescidos.
A resposta direta é que cozinhar no micro-ondas não afeta a nutrição da sua refeição. Tal como acontece com os métodos tradicionais de cozedura, as mudanças que ocorrem nos alimentos que estão no micro-ondas devem-se à libertação de energia térmica — o que chamamos de calor. Alimentos como arroz cozido e vegetais vaporizáveis são preparados e embalados de forma a selar nutrientes, tornando-os escolhas perfeitas para a cozedura no microondas. Claro que o sobreaquecimento de qualquer alimento vai afetar o seu valor nutricional, mas isso não é exclusivo destes aparelhos.
Quanto ao sabor dos alimentos isto parte um bocado da lógica. Há coisas que não vamos fazer na frigideira. Também há outras que não fazemos no grelhador. O principio é o mesmo. É preciso percebemos que receitas e pratos podem ser feitas no microondas e quais não devem ser confeccionadas neste aparelho.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!