Mica Alt: Windows 11 já recebeu novidades visuais!

Com a primeira atualização do Windows 11 22H2 a Microsoft resolveu apostar nos separadores e quer trazê-los para o explorador de ficheiros e também para outras aplicações. Isto deve-se à implementação de algo no Windows 11 conhecido por Mica Alt. É na prática uma nova variante do novo design da Microsoft conhecido por Mica. É essencialmente o mesmo que a versão anterior mas tem algumas otimizações.

Mica Alt: Windows 11 já recebeu novidades visuais!

Essencialmente e para quem não está a par desta filosofia de design por parte da Microsoft o Mica faz parte do Fluent Design e alinha as cores de fundo das apps como as definições, o Microsoft Edge e outras com o ambiente de trabalho do computador. Entretanto e segundo a própria Microsoft não tem qualquer impacto no desempenho do PC.

Com o Mica, a Microsoft quer criar uma “hierarquia de cores” e o objetivo é distinguir entre múltiplas instâncias abertas da mesma app. O Mica Alt, por outro lado, pode ajudar a distinguir entre os separadores abertos da mesma app. Esta é mais uma alteração que não terá qualquer impacto no desempenho.

Entretanto um dos aspetos que distingue o Mica Alt é que a coloração da cor de fundo do ambiente de trabalho é muito mais forte em comparação com o Mica original. Este novo aspeto garante uma hierarquia visual mais profunda do que a versão anterior.

Windows 11 Mica Alt
Imagem: WindowsLatest

Pode detectar a diferença entre as duas variantes de Mica na imagem acima.

O Mica Alt também pode ser usado quando a aplicação requer contraste entre os elementos da barra de título e as áreas de comando (por exemplo, navegação, menus).

Mas isto não vai mesmo atrasar o sistema?

Os responsáveis da Microsoft fazem questão de afirmar que o desempenho vai continuar a ser sempre uma prioridade. Isto em relação ao design. Entretanto querem garantir que estas novas funcionalidades de design são “super rápidas e não têm impacto no sistema operativo”.

De facto, o Mica chegou para o desempenho e não tornará o seu sistema mais lento.

Estas novidades já começaram a aparecer nas novas atualizações de aplicações de terceiros e vai ser um processo incremental.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também