A Realidade Virtual tem um potencial tremendo, isso não é novidade para ninguém. Porém, devido ao elevado preço de “entrada” no ecossistema, o mercado não se está a desenvolver como muitos desejariam. Especialmente porque as ofertas que deveriam ser amigas da carteira, na realidade não são assim tão amigas quanto isso.
É exatamente por isso que a Meta, a grande responsável por muitas das apps que usa no seu dia-a-dia (Facebook, Instagram e WhatsApp) está pronta a fazer alguns toques nos preços dos seus capacetes VR Quest. Mais concretamente, vamos ver um acerto no Quest 3, o mais recente headset da fabricante. Porém, é uma baixa de preço agridoce… A partir de agora vamos encontrar menos coisas na caixa.
Meta vai reduzir preço do Quest 3. Como? Vai tirar os comandos
Portanto, o Meta Quest 3 apareceu no mercado como o sucessor ao muito bem-sucedido Quest 2, a oferta mais amiga da carteira, e mais capaz de oferecer uma boa qualidade de utilização face ao preço. Porém, na opinião de muitos, apareceu caro (499$).
É exatamente por isso que a Meta está agora a preparar um novo pacote, que deverá levar o preço para algo muito mais próximo dos míticos 299$ do Quest 2. Como? Bem, a nova “versão” vai chegar ao mercado sem os comandos. Vem só o capacete.
Isto faz sentido? Sim, mas também não.
Claro que existem várias apps que não precisam dos comandos para funcionar. Especialmente porque o capacete até consegue identificar as mãos do utilizador, sendo assim possível interagir com o ambiente à nossa volta sem os comandos. Mas… Os comandos são parte integrante da experiência, e sem eles vai ficar muito limitado naquilo que pode ou não fazer com o capacete na cabeça.
Claro que pode comprar o capacete primeiro e mais tarde os comandos. Porém, ainda não sabemos preços.
Há mais!
Além de um corte no preço deste capacete VR, a Meta também está a desenvolver uma alternativa híbrida. Ou seja, mais focada na realidade “misturada”. A ideia é oferecer algo muito mais barato, com outras potencialidades ainda pouco exploradas no mercado. Este pode ser o regresso da Meta ao mundo “budget”, especialmente após o cancelamento do Oculus Go.
Antes de mais nada, o que acha da Realidade Virtual? É algo que está a demorar a fazer das suas no mercado, mas vai eventualmente ser um sucesso? Ou o comboio já partiu e mais vale desistir? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!