Meta vai acabar com os tarados na Realidade Virtual!

A Meta vai adicionar um sistema de barreiras pessoais às suas experiências de realidade virtual Horizon com o objetivo der acabar com algum assédio que tem ocorrido nesta plataforma. A nova função é ativada por defeito na plataforma Horizon Worlds e também no serviço Horizon Venues. Na prática cria uma barreira invisível à volta dos avatars para impedir que as pessoas se aproximem muito. No entanto vai continuar a ser possível estender o braço para dar um high five a alguém. Ou seja, o objetivo é mesmo impedir-se que as mãos ou o corpo seja utilizado para coisas menos próprias.

Meta vai acabar com os tarados na Realidade Virtual!

O sistema de barreiras pessoais baseia-se numa função que até já existe e que faz com que as mãos desapareçam quando nos aproximamos muito de alguém. Na prática e como revela a Meta (ex-Facebook) garante uma distância de cerca de 60 cms entre as pessoas. Uma espécie de distanciamento social para os mais pervertidos.

Meta realidade virtual

Entretanto há mais notícias para quem quiser voltar a colocar as mãos noutro avatar. É que não é possível desativar esta função. É verdade que isto até seria interessante para alguns eventos. Mas para não haver confusões não há mesmo hipótese de se dar a volta como refere o site The Verge.

Estas novidades estão a chegar dois meses depois do Horizon Worlds ter aberto as suas portas para o público. Isto depois de uma fase beta de testes. Durante esse período uma utilizadora queixou-se que o seu avatar tinha sido apalpado por um estranho. Claro que havia ferramentas ao dispor mas o que esta utilizadora queria era mesmo um botão de bloquear muito mais acessível.

Este “escudo de proteção” já é uma opção standard em redes sociais virtuais mais antigas como o VRChat ou o Rec Room. No entanto, nesses casos é possível definir o nível de afastamento ou desligar a função. No caso do Meta isto não será possível. Mas havia outras funções ainda mais interessantes para implementar. Por exemplo no caso do QuiVR é possível recorrermos a gestos especiais que permitem executar determinadas funções. Isto numa espécie de chegar para lá.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também