Mercedes vai apostar no Class A para lançar um elétrico ‘barato’

Apesar do facto de a Volkswagen estar a ter alguns problemas no lado da produção, é inegável que o ID.3 está a ser um absoluto sucesso, que claro está, meteu as velhas rivais da marca do carocha em sentido. Ao fim ao cabo, até a Mercedes-Benz está a tirar notas dos sucessos elétricos do mundo dos automóveis, especialmente deste pequeno hatchback 100% elétrico da VW.

Sendo exatamente por isso, que a gigante Alemã está neste momento a preparar o lançamento de um novo EQ de entrada, por sua vez baseado na plataforma MMA, dentro da gama Class A. Abram alas ao Class A EV!

Mercedes vai apostar no Class A para lançar um elétrico ‘barato’

Portanto, o Class A, a par do BMW Série 1, é um carro pensado para servir de modelo de entrada, ou seja, um automóvel mais amigo da carteira, mas ainda assim, capaz de trazer alguns toques de luxo, próprios da fabricante, para cima da mesa. Por isso, ver a Mercedes a pegar no Class A, que tanto sucesso tem feito no mercado, para lançar um automóvel 100% elétrico, de entrada, até que faz algum sentido.

No entanto, apesar de todas as suas potencialidades, esta é uma jogada bem diferente daquilo que a VW anda a fazer! Afinal, a velha marca responsável pelos clássicos, e sempre muito bem vendidos, Polo, Golf e Passat, decidiu separar as suas linhas a combustão, das suas linhas 100% elétricas. Mantendo apenas os híbridos dentro das suas tradicionais linhas, como é o caso dos híbridos plug-in Golf GTE e Passat GTE.

Mas isso interessa, se o carro for realmente bom, e existir aderência por parte dos condutores?

Afinal de contas, segundo o que veio a público, com a introdução da plataforma MMA, a Mercedes vai ter acesso a baterias mais pequenas, mas com maior densidade. Isto irá significar uma autonomia à volta dos 425 quilómetros! Ou seja, mais autonomia comparativamente ao atual EQA.

Curiosamente, a chegada do Class A elétrico também vai significar um crescimento do modelo de entrada da Mercedes. Visto que a gigante Alemã aponta agora para um carro com um habitáculo mais espaçoso e arejado. Sendo ainda esperado que o Class A EV apareça mais próximo do solo, em vez de apresentar um aspeto de SUV adaptado.

No entanto, se está à espera de um elétrico barato… Pode vir a apanhar uma desilusão! Visto que a Mercedes está a planear aumentar um pouco o nível do ‘Luxo’. Para quê? Bem, é uma forma simples de calar todos as más línguas, que dizem que o Class A não é bem um Mercedes a sério.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma boa jogada por parte da Mercedes, ou a VW está a ser mais inteligente?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também