A Mercedes-Benz, como empresa, tem uma vasta variedade de ofertas para vários ramos de negócio. Especiamente no mundo automóvel, onde podemos encontrar desde pequenos utilitários até a camiões de grande porte, bem como outro tipo de ofertas necessárias para colmatar as necessidades das várias indústrias especializadas.
Dito isto, a grande novidade atual é a aposta da empresa no motor a hidrogênio, com o Mercedes-Benz Unimog já nas ruas!
A intenção da empresa é eventualmente parar a utilização do diesel como combustível principal neste mundo automóvel “mais pesado”. Uma luta necessária para reduzir as emissões de carbono nos veículos de uso especial. Neste caso em específico, a fabricante colocou nas ruas um Unimog equipado com motor a hidrogênio, que por sua vez é capaz de oferecer um desempenho equivalente às versões atuais com motores a gasóleo.
Carro de teste é o Mercedes Unimog U430!
Em detalhes, saiba que atualmente este camião de uso especial equipa um motor 7.7L de seis cilindros capaz, em uso normal, de produzir 295 cv e 1200 nm de binário. Contudo, quando modificado para funcionar a hidrogênio, esta mesma motorização vê uma ligeira redução no desempenho, com um total de 286 cv e 1000 nm de binário.
Curiosamente, a Mercedes informou apesar da redução de potência existe uma redução positiva quando o motor utiliza o hidrogênio sendo “visivelmente mais silencioso”.
Autonomia ainda não é suficiente!
Assim, quanto ao armazenamento este Mercedes Unimog U430 conta com 14 kg de hidrogénio a uma pressão de 10.152 psi ou 700bar. No entanto, a empresa informou que é necessário aumentar ainda mais este volume, para que o veículo em questão consiga trabalhar um dia inteiro sem necessitar de reabastecer.
Assim sendo, tenha em atenção, que até a Mercedes olha para o hidrogênio como uma solução complementar à descarbonização. Necessária e corretamente utilizada para “aplicações especiais” e isto em conjunto com a eletrificação necessária para tornar as ofertas ainda mais eficientes.
Em suma, apesar de não existir números de eficiência, a verdade é que a evolução do motor a hidrogênio não vai parar tão cedo. Contudo, a olhos vistos cada vez mais as fabricantes olham para o hidrogênio como uma ajuda na descarbonização ao contrário de uma solução ideal.
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