Mercado de smartphones: só a Apple pode sorrir!

Tem sido um ano difícil para a venda de novos smartphones. Isto com mais pessoas a optarem por manter os seus smartphones atuais. Agora um dos relatórios mais recentes revelou como este ano tem sido péssimo para todos, menos para a Apple. Ou seja, no mercado de smartphones só a Apple tem razões para sorrir.

Mercado de smartphones: só a Apple pode sorrir!

Os resultados do Market Monitor Service da Counterpoint revelaram que a receita do mercado global de smartphones caiu 3% ano a ano (YoY) no 3º trimestre de 2022. Além disso, o mercado geral viu uma queda de 12% YoY nas remessas de dispositivos para o trimestre. No entanto, poderia ter sido muito pior.

De acordo com a pesquisa, a Apple evitou um declínio mais acentuado na receita do mercado global, devido em parte ao lançamento da gama iPhone 14 durante esse período. A Apple supostamente registou um crescimento de receita de 10% em relação ao ano anterior e um crescimento de 7% do preço médio de venda no terceiro trimestre de 2022.

Quanto aos concorrentes da Apple, a receita da Samsung caiu 4% em relação ao ano anterior no 3º trimestre de 2022, apesar de quase dobrar as remessas das gamas premium Flip e Fold. A Oppo viu um declínio de 5% ano-após-ano e um declínio de receita de 27%. Mas a Xiaomi conseguiu lucrar um pouco, vendo um crescimento de receita de 4% YoY graças aos seus smartphones mais baratos.

xiaomi 13

O relatório também menciona que os smartphones 5G conseguiram aumentar o preço médio de venda em 10% YoY, mas isto também foi graças à Apple.

Esses resultados podem ser o efeito da economia em baixa. À medida que a inflação disparou, os consumidores que normalmente teriam comprado novos smartphones optaram por não fazê-lo. Mas a maior conclusão deste relatório é que parece que nada vai impedir as pessoas de deitarem a mão a um novo iPhone.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também