Novo problema pode avariar o menu direito do Windows 10

A Microsoft confirmou que está ciente de um novo problema que pode avariar o menu do botão direito do rato das aplicações fixadas na barra de tarefas do Windows 10. Este bug afeta todas as actualizações recentes do Windows 10, incluindo o Windows 10 KB5039211 (patch de segurança de junho), KB5037849 (patch opcional de maio), KB5037768 (patch de segurança de maio) e KB5036979 (patch opcional de abril).

Novo problema pode avariar o menu direito do Windows 10

Como sabe, o Windows 10 tem uma funcionalidade de lista de saltos. É um menu que aparece quando clica com o botão direito do rato em aplicações fixadas na barra de tarefas. Também aparece quando se clica com o botão direito do rato em aplicações no menu Iniciar. A lista de saltos permite-lhe aceder rapidamente a algumas funcionalidades. Por exemplo, quando o WhatsApp está afixado na barra de tarefas, pode clicar com o botão direito do rato no ícone. Isto para iniciar uma nova conversa ou chamada.

Infelizmente, como alguns utilizadores disseram anteriormente ao Windows Latest, a lista de saltos da barra de tarefas do Windows 10 não funciona, acionando o menu “abrir com …”. O site Windows Latest revelou que isto afeta apenas um pequeno número de aplicações e utilizadores, especialmente aqueles que usam uma lista de salto personalizada.

O lado esquerdo mostra o comportamento normal/esperado da barra de tarefas. O lado direito mostra o lançamento incorreto do menu “abrir com”.

O Microsoft Teams e o Outlook (novo) também não escapam. Se tiver afixado o Teams ou o Outlook na barra de tarefas e clicar com o botão direito do rato nos atalhos para aceder a funcionalidades como “Estado, Sair, Chamar, etc.”, poderá ver a caixa de diálogo “Abrir com”.

A caixa de diálogo “Abrir com” aparece normalmente quando clica com o botão direito do rato em aplicações no ambiente de trabalho e seleciona a opção “Abrir com”. No entanto, um erro aciona aleatoriamente o menu “Abrir com”.

Numa atualização do documento de suporte a Microsoft confirmou que identificou a correção que será incluída numa próxima atualização para o Windows 10 22H2.

Entretanto em novas publicações no Feedback Hub, alguns utilizadores assinalaram problemas com os controladores de áudio Realtek após a instalação do Windows 10 KB5039211.

Se for afetado, poderá ver um alerta a indicar que não estão ligados altifalantes ou auscultadores. Este alerta aparece diretamente na barra de tarefas.

Em alguns casos, poderá não ver o controlador de áudio no Gestor de Dispositivos.

Outro utilizador assinalou problemas mais graves, incluindo o Ecrã Azul da Morte e problemas com o ficheiro de sistema do Windows (winload.efi).

A Microsoft ainda não reconheceu os relatos de problemas de áudio, mas a gigante da tecnologia está a analisar os problemas da barra de tarefas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também