O menu de partilha do YouTube vai ficar diferente! Já viu?

O YouTube é uma das aplicações de entretenimento mais conhecidas do mundo. Isto apesar de nem sempre deixar os utilizadores muito satisfeitos. Aliás foi o que aconteceu com a recente iniciativa do serviço da Google de restringir agressivamente os bloqueadores de anúncios. Apesar destes contratempos, o YouTube continua a adicionar novas funcionalidades destinadas a melhorar a utilização de tempos a tempos. Desta vez as novidades chegaram ao menu de partilha do YouTube.

O menu de partilha do YouTube vai ficar diferente! Já viu?

Na sua forma atual, tentar partilhar um vídeo do YouTube a partir do botão Partilhar na versão para dispositivos móveis abre uma folha de partilha que surge na parte inferior. Mas como descobriu o especialista em assuntos Android, Mishaal Rahman, o YouTube está a trabalhar para transformar este menu de partilha numa opção flutuante. As capturas de ecrã partilhadas por Rahman parecem ter sido tiradas com um smartphone dobrável. Assim é possível vermos a nova interface tanto na forma dobrada como desdobrada.

Embora a barra flutuante seja reposicionada para o meio do ecrã quando este é desdobrado, o menu de partilha continua a ser apresentado na parte inferior quando está na orientação vertical. No entanto de uma forma ligeiramente elevada em comparação com a implementação atual. Rahman salienta ainda que estes menus flutuantes permitem a deslocação horizontal das opções de partilha disponíveis.

Isto pode estar relacionado com uma vontade da Google de implementar um sistema de partilha uniforme em todo o Android, possivelmente com o Android 14. No início deste ano, a empresa também experimentou uma cópia oculta do menu de partilha do Android 13, mas sob a forma de um menu principal. Em termos simples, isto permitiria que o menu de partilha do Android se atualizasse de forma independente. Tudo através dos Google Play Services, resultando em alterações e correções mais rápidas do que o habitual.

O novo menu de partilha do YouTube parece estar visível para algumas pessoas. No entanto rapidamente vai chegar a mais utilizadores como refere o site AndroidPolice. Entretanto, a versão Web do YouTube parece já ter esta folha de partilha flutuante no meu dispositivo de teste.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também